Narrativas da Imagem e (Anti)Expanded Cinema em Julião Sarmento

  • Miguel Mesquita Duarte Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa
  • Bruno Marques Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa

Resumo

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Biografias Autor

Miguel Mesquita Duarte, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa

Nasceu em 1979. Mestrado em Cultura Visual / Estudos Artísticos, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando em História da Arte Contemporânea, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro de investigação pela FCT.

Bruno Marques, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa

Nasceu em 1975. Doutorado em História da Arte Contemporânea (Muito Bom com Distinção e Louvor, por unanimidade), com a tese Julião Sarmento dentro do texto. Reflexões sobre os encontros e desencontros da crítica com a sua obra, e mestre com a dissertação Para o estudo da «crise» do retrato nos anos 60 em Portugal, ambos os estudos defendidos na FCSH/UNL. Investigador bolseiro pela FCT no mestrado (2002-2003) e doutoramento (2005-2009). Docente conferencista na FCSH/UNL (dep. História de Arte e Escola de Verão). Integra a equipa de investigadores do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo) financiado pela FCT. Regente das disciplinas de História de Arte, Património Cultural e Museologia do ISCE. Membro integrado da Comissão Científica do Instituto de História de Arte/UNL. Comissariou várias exposições, tendo sido vencedor da Iniciativa Novos Comissários 2008. É autor do livro Mulheres do Século XVIII. Os Retratos (2006). Coordenou os livros Sobre Julião Sarmento (Quetzal, 2012) e Arte & Erotismo (EAC/IHA-UNL, 2012, com Margarida Acciaiuoli). Co-organizou e o colóquio exploratório Arte.Crítica.Política (Goethe-Institut, Lisboa / FCSH-UNL, 2014) e o colóquio internacional Arte & Erotismo (FCSH-UNL, 2012). Assinou vários textos sobre arte contemporânea em catálogos de exposições, em revistas da especialidade e em livros académicos.

MORADA: Rua António José de Almeida, n.º 4, 3º Dto., 2745-720 Massamá.

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Publicado
2014-09-16
Secção
Dossier Temático