Chamada de Trabalhos: Secção ‘Exposições e festivais de cinema’ da Aniki
Está aberta em permanência a chamada de trabalhos para a secção ‘Exposições e festivais de cinema’ da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.
A secção convida à publicação de textos críticos sobre festivais de cinema e exposições direcionadas para a imagem em movimento, ou que, de alguma forma, a envolvam. Mais do que dar conta dos festivais e das exposições actualmente em curso ou de recente realização, estas recensões devem estabelecer uma distância crítica que lhes permita refletir, de forma sustentada (recorrendo, se necessário à literatura especializada), sobre questões políticas, historiográficas, museológicas ou estéticas que estes eventos colocam ao campo dos estudos de cinema, média, artes e culturas visuais.
As recensões podem refletir os interesses de pesquisa (ou projetos em curso) de profissionais como investigadores, curadores, arquivistas, museólogos e artistas, entre outros.
Diretrizes específicas
- Os autores das recensões não devem ter uma relação profissional com o festival de cinema ou a exposição em análise;
- Recomenda-se que, na mesma recensão, se aborde, no máximo, três eventos (festivais de cinema ou exposições);
- Os eventos a recensear devem ser actuais ou realizados nos últimos três anos;
- Devem ser incluídas introduções que contextualizem os festivais de cinema ou as exposições;
- A revisão crítica deve ser estruturada de forma a elencar uma ou mais temáticas;
- Os textos, escritos em português, espanhol ou inglês, devem ter entre 800 e 2000 palavras.
Estas directrizes não dispensam a consulta das ‘Políticas de Secção’ e ‘Instruções para Autores’, antes da submissão dos textos, aqui. As dúvidas ou propostas devem ser enviadas para: aniki@aim.org.pt