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O próximo Encontro Anual e Congresso Internacional da AIM vai ter lugar em Mirandela nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2026, na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) do Instituto Politécnico de Bragança (Campus do Cruzeiro), numa parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD). A Chamada para Trabalhos em português, inglês e castelhano já está aberta. As propostas recebidas até ao dia 8 de Janeiro de 2026 serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso. Os autores das propostas aceites serão notificados a partir de Fevereiro de 2026. Submetam já a vossa proposta!


 

Conferencistas convidados:



Julio Arce, Universidade Complutense de Madrid, Espanha

Julio Arce é professor do Departamento de Musicologia da UCM, a que presidiu entre 2016 e 2024. Realizou estudos pioneiros sobre as interações entre música e os média, com interesses especiais em música e radiodifusão, música no cinema mudo, géneros populares e os média, a representação da sexualidade no cinema espanhol da transição, e as trocas de música e músicos entre Espanha e a América Latina. Foi vice-presidente da Sociedade de Etnomusicologia (SIBE) e presidente da comissão de Música e Linguagens Audiovisuais da Sociedade Espanhola de Musicologia. Foi também professor visitante em várias universidades, tais como a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Alberto Hurtado (Santiago do Chile) e a École des Hautes Études en Sciences Sociales EHESS (Paris).

Yvonne Zimmermann, Universidade de Marburg, Alemanha

Yvonne Zimmermann é Professora de Estudos dos Média na Universidade de Marburg. Os seus interesses de investigação centram-se na história/historiografia e pragmática dos média visuais. Publicou abundantemente sobre a historiografia do cinema e o que hoje designamos de ‘cinema útil’. Entre as suas publicações mais recentes merecem destaque o livro escrito em co-autoria Advertising and the Transformation of Screen Cultures (2021) e os volumes co-editados Films That Work Harder: The Global Circulation of Industrial Film (2024) e How Film Histories Were Made: Material, Methods, Discourses (2024) – todos eles disponíveis em acesso aberto. É editora de um número especial da revista Early Popular Visual Culture (2021), intitulado “Asta Nielsen, the Film Star System and the Introduction of the Long Feature Film”. É actualmente investigadora principal num projecto da DiCi-Hub que explora e implementa ferramentas e métodos digitais no âmbito dos estudos fílmicos e dos média.

Dina Iordanova, Universidade de St. Andrews, Reino Unido

Dina Iordanova é historiadora de cinema e de festivais. Publicou extensivamente sobre os cinemas dos Balcãs e da Europa Oriental, sobre os cinemas das repúblicas soviéticas, pequenos cinemas nacionais e sobre indústrias cinematográficas transnacionais e festivais de cinema. Nascida na Bulgária, é professora emérita de Cinema Global na Universidade de St Andrews, na Escócia. Também ocupou cargos na Universidade do Texas em Austin, na Universidade de Chicago, na Universidade de Leicester, e na Universidade de Hong Kong, e foi professora visitante em várias outras instituições na Europa e na Ásia. Participa regularmente em júris de festivais de cinema (Toronto IFF, Busan IFF, Yamagata DIFF, IDFA, etc.) e trabalha com organizações cinematográficas internacionais, como a Academia Europeia de Cinema.

Organização:

Apoios e parcerias: