Abrindo os portões: uma perspetiva do arquivo

  • Nico de Klerk Ludwig Boltzmann Institut für Geschichte und Gesellschaft, 1010 Vienna, Austria.
Palavras-chave: institutos de preservação cinematográfica, programação do setor público, informação para visitantes, apoios públicos

Resumo

No artigo seguinte, argumento que as apresentações públicas do institutos de preservação do património cinematográfico focam-se, sobretudo, em longas-metragens, predominantemente de filmes de ficção. Essa afirmação é baseada na pesquisa que efetuei no âmbito do meu doutoramento sobre  as informações da programação pública nos sites de 24 institutos de preservação do património cinematográfico, em fevereiro de 2014. Os resultados deste estudo mostram claramente que as atividades curatoriais e públicas desses institutos são insuficientes no que diz respeito às suas missões e afetam negativamente o sentido da história do cinema que transmitem às suas audiências. No caso dos institutos com financiamento público esta constatação é mais grave, porque eles são obrigados a ser publicamente responsabilizados pelas suas missões e atividades. Concluo com recomendações para as suas atividades curatoriais: repensar a função de defesa dos institutos e desenvolver apresentações públicas mais variadas, imaginativas e informativas que reflitam a variedade das suas coleções e as histórias que essas coleções implicam.

Biografia Autor

Nico de Klerk, Ludwig Boltzmann Institut für Geschichte und Gesellschaft, 1010 Vienna, Austria.

 

Nico de Klerk é um investigador do Ludwig Boltzmann Institut für Geschichte und Gesellschaft, em Viena. Atualmente, trabalha no projeto "Explorando o mundo entre guerras: os ‘travelogues’ de Colin Ross (1885-1945)". Antes disso, ele trabalhou no Nederlands Filmmuseum, em Amsterdão, como investigador, arquivista e curador. Publicou amplamente, como editor e / ou autor, em tópicos como filme de não-ficção, cinema colonial, filme amador, mas também escreveu ensaios críticos de cinema. Em breve, será publicado o volume “Films that sell: moving image advertising”, que coeditou, na BFI-Palgrave. É membro do conselho editorial do The Moving Image and Early Cinema in Review. Terminou, recentemente, o seu doutoramento na Universidade de Utrecht, na Holanda, sobre institutos que preservação do património cinematográfico e seu desempenho de responsabilidade pública.

Publicado
2016-07-18
Secção
Dossier Temático