A mulher no cinema peruano: entrevista com a diretora Ana Caridad Sanchez

  • Carla Daniela Rabelo Rodrigues Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Rua Conselheiro Diana, 650 - Kennedy, CEP 96300-000, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Cinema Peruano, Mulheres, Ana Caridad Sanchez

Resumo

Em fevereiro de 2019, iniciámos uma série de conversas com a diretora Ana Caridad Sanchez sobre sua trajetória no cinema peruano, seu primeiro longa-metragem Deliciosa fruta seca (2017), e também sobre a condição da mulher nesse campo profissional. A história do cinema peruano (cf. Bedoya, 2009; Carbone, 2007; Frías, 2013; Nuñez Gorriti, 1990; Barrow, 2015) mostra a escassa quantidade de mulheres que trabalharam nesse meio, seja como resultado de uma presença ostensiva de homens no fazer cinematográfico ou por ausência de novos registros bibliográficos sobre suas existências, contribuições e atuações (Rodrigues, 2018). Essa entrevista com Ana Caridad Sanchez contribui para a visibilização das mulheres no cinema a partir de uma visão decolonial (América Latina, Peru) e não patriarcal - por uma historiografia de cinema com maior inclusão de mulheres.

Biografia Autor

Carla Daniela Rabelo Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Rua Conselheiro Diana, 650 - Kennedy, CEP 96300-000, Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Pampa. Doutora e Mestra pelo PPGCOM/ECA/USP/Brasil.

Referências

Barrow, Sarah. 2005. Images of Peru: A National Cinema in Crisis. Latin American Cinema: Essays on Modernity, Gender and National Identity, 39-58.

Bedoya, Ricardo. 2009. El cine sonoro en el Perú. Fondo editorial, Universidad de Lima.

Bedoya, Ricardo. 2013. El cine silente en el Perú. Fondo editorial, Universidad de Lima.

Carbone, Giancarlo. 2007. El cine en el Perú, 1950-1972: testimonios, Universidad de Lima.

Córdova Verónica, Lourdes Elizabeth. 2016. El trabajo crítico cinematográfico de Blanca Varela en la revista Oiga. Monografía presentada a Facultad de Ciencias de la Comunicación Social Escuela Profesional de Periodismo: Universidad Jaime Bausate y Mesa.

Delgado Chumpitazi, Mónica Grisell. 2014. Sensibilidades en torno al cinematógrafo y los inicios de la crítica de cine en el Perú: el caso de María Wiesse. Tesis para título profesional de licenciada en Comunicación Social: Universidad Nacional Mayor de San Marcos/UNMSM.

Frías, Isaac León. 2013. El nuevo cine latinoamericano de los años sesenta: entre el mito político y la modernidad fílmica. Universidad de Lima, Fondo editorial.

Núñez Gorritti, Violeta. 1990. Pitas y alambre: la época de oro del cine peruano 1936-1950.

Palacios, Mijail. 2019. “Ana Caridad Sánchez, cineasta: ‘Se asume que quien envejece ya no sirve’”. Perú21. https://peru21.pe/cultura/ana-caridad-sanchez-asumeenvejece- sirve-488995-noticia/ (acesso em 16-I-2020)

Rodrigues, Carla Daniela Rabelo (2018). ‘Cine peruano hecho por mujeres’: trajetórias e ausências em políticas públicas. Goiânia: Anais SOCINE 2018 - ST Mulheres no cinema e audiovisual.

Publicado
2020-01-23