Revisão por pares e ética

O processo editorial da Aniki divide-se em três fases.

(1) Avaliação pelos editores: Após a conclusão com sucesso do processo de submissão online, os artigos são lidos e avaliados pelos editores da secção de modo a verificar se o artigo se enquadra ou não nos critérios editoriais da revista e nas políticas de secção. Os artigos que não cumpram, parcial ou integralmente, esses requisitos e/ou que não assegurem o anonimato do autor serão recusados. A decisão será comunicada ao autor no prazo de um mês.

(2) Revisão por pares (para os ensaios): Caso o artigo seja aprovado pelos editores, dar-se-á início ao processo de revisão cega por pares. O artigo é, então, encaminhado, através da plataforma online da revista, a dois revisores com evidentes competências na área ou no tema do artigo. Os revisores não conhecem a identidade do autor; o autor não conhece a identidade dos revisores.

Os revisores tomarão em especial consideração os seguintes aspetos: originalidade e relevância do artigo em relação a outras publicações sobre o tema; coerência metodológica; contributo evidente para a área de estudo; clareza de argumentos; qualidade da escrita. O parecer dos revisores fará uma das seguintes recomendações: rejeitar o artigo; aceitar com alterações (maiores ou menores); aceitar sem alterações. Note-se que a decisão sobre a publicação do artigo é da exclusiva responsabilidade dos editores. O autor será notificado dessa decisão, com acesso aos pareceres dos revisores, no prazo de cinco meses. No caso de terem sido solicitadas alterações ao manuscrito, a nova versão do artigo deverá ser re-submetida no prazo de um mês.

(3) Edição de texto: Segue-se uma revisão de texto pelos editores e/ou revisor profissional, sobre a qual o autor se deverá pronunciar no espaço de uma semana. Antes da publicação, o autor receberá, para aprovação, a prova final do seu artigo.

A Aniki rege-se por elevados padrões de ética e princípios de integridade na revisão por pares e publicação académica, conforme pode ser lido na nossa Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação.