Imersão e Experiências de Receção Expandidas: Notas sobre um campo reinventado
Resumo
O dossier temático “Imersão e experiências de receção expandidas” discute o modo como as imagens em movimento têm vindo a ser fortemente reinventadas em ambientes virtuais recentes, promovendo renovadas formas de visionamento que modificam e alargam a experiência dos seus espectadores. Considerando que a história dos média imersivos é frequentemente complexa de reconstruir e de categorizar de forma inequívoca, os quatro ensaios aqui reunidos procuram espelhar essa pluralidade de investigação, demonstrando como este é um campo que sempre se construiu — e continua a construir-se — hibridamente, através de profícuos diálogos e de contaminações mútuas.
Referências
Burnett, Ron 2013. “Transitions, Images, and Stereoscopic Cinema”. In Public 47: 3D Cinema and Beyond, edited by Dan Adler, Janine Marchessault and Sanja Obradovic, Vol. 24. Toronto: York University.
Crary, Jonathan. 2001. Suspensions of Perception. Attention, Spectacle, and Modern Culture. Massachusetts: The MIT Press.
Engberg, Maria, Bolter, Jay D. 2020. “The aesthetics of reality media”, Journal of Visual Culture 19(1): 81-95. http://doi.org/ 10.1177/1470412920906264.
Murray, Janet H. 1998. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. Massachusetts: The MIT Press.
__________. 2020. “Virtual/reality: how to tell the difference”, Journal of Visual Culture 19(1): 11-27. https://doi.org/10.1177/1470412920906253.
Steinicke, Frank. 2016. Being Really Virtual. Immersive Natives and the Future of Virtual Reality. Cham: Springer.
Stephenson, Neal. 1992. Snow Crash. New York: Bantam Books.
Filmography
The Matrix [longa metragem, digital]. Real. Wachowski, Lana, Wachowski, Lilly. Warner Brothers. Estados Unidos da América, 1999. 136 min.