Entre Telas Retangulares e Esféricas: Uma exploração metodológica para a análise de decupagem em conteúdos imersivos

Palavras-chave: Audiovisual, Realidade Virtual, animação, decupagem, vídeo imersivo

Resumo

Embora as principais janelas de captação e exibição de cinema e restante audiovisual sejam retangulares, dispositivos capazes de produzir e exibir filmes imersivos têm se tornado mais presentes na última década. Questionamos o que muda na decupagem e montagem de cenas quando uma obra narrativa transita de um suporte retangular para um suporte esférico imersivo, como aqueles vistos em dispositivos de Realidade Virtual. Para a análise, escolhemos dois curtas-metragens de animação, que têm versões oficiais tanto para janelas tradicionais quanto imersivas, disponíveis na plataforma Google Spotlight Stories: Pearl (2016) e Rain or Shine (2016). Como resultados e contribuições do artigo, propomos uma metodologia de análise, aplicamo-la e apresentamos seus resultados no final: o conceito de diegese de atenção, em que os detalhes relevantes de uma narrativa devem ser completados pelo olhar voluntário do espectador imerso.

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Filmografia

Pearl [curta-metragem, digital]. Dir. Patrick Osborne. Google Spotlight Stories, Estados Unidos da América, 2016. 5 min.

Rain or Shine [curta-metragem, digital]. Dir. Felix Massie. Google Spotlight Stories, Estados Unidos da América, 2016. 5 min.

Publicado
2023-01-20