A Representação do Trabalho Doméstico no Cinema Latino-Americano do Século XXI
Resumo
Recensão crítica sobre o livro Domestic Labor in Twenty-First Century Latin American Cinema, coletânea de ensaios organizado por Elizabeth Osborne e Sofía Ruiz-Alfaro e publicado em 2020. A obra analisa a representação das trabalhadoras domésticas no cinema latino-americano contemporâneo a partir de uma perspetiva interseccional entre classe, raça e género.
Referências
Assunção, Daniel Augusto de Matos. 2020. Elas São Todas Iguais: A Figuração da Empregada Doméstica no Cinema Brasileiro. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
Christ, Kelly Demo. 2022. Os Lugares da Empregada Doméstica no Cinema Brasileiro: Um Estudo a partir das Personagens Secundárias. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ferraz, Lígia Maciel. 2021. Na Casa dos Outros: Trânsitos e Ambiguidades das Empregadas Domésticas no Cinema Latino-Americano. Dissertação de mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/48945.
Melo, Max Milliano Tolentino. 2016. Personagens Brasileiras: As Domésticas de Gabriel Mascaro e Anna Muylaert. Dissertação de mestrado. Niterói: Universidade Federal Fluminense.
Núñez, Fabián. 2021. “Dos Palcos para as Telas: Desideria e a Sátira Social no Cinema Chileno dos Anos 1940”. Cinémas d’Amérique Latine 29: 64–73.
Pinto, Licia Marta da Silva. 2017. Dia de Empreguete, Véspera de Madame: A Mudança na Representação Ficcional das Empregadas Domésticas a partir da PEC 66/2012. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica.
__________. 2022. Entre Fronteiras Domésticas e Afetos Ambíguos: A Representação do Emprego Doméstico no Cinema Latino-Americano. Tese de doutoramento. Niterói: Universidade Federal Fluminense.
Shaw, Deborah. 2017. “Intimacy and Distance: Domestic Servants in Latin American Women’s Cinema: La mujer sin cabeza/ The headless woman and El niño pez/ The fish child”. Em Latin American Women Filmmakers: Production, politics, poetics, organizado por Deborah Martin e Deborah Shaw, 123–148. Londres: I.B.Tauris.
Souto, Mariana. 2016. Infiltrados e Invasores: Uma Perspectiva Comparada sobre as Relações de Classe no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Tese de doutoramento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.