A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema
Resumo
Este artigo se situa no campo dos estudos da linguagem e propõe a existência de uma voz neotênica no cinema. Após uma revisão da literatura que trata de noções de voz, fala e silêncio, são discutidos conceitos de Jacques Derrida, Aristóteles, Steven Connor, Mladen Dolar e Jonathan Rée, bem como a definição de voz na psicanálise com base nas teorias de Jacques Lacan. A partir do conceito de infância da linguagem de Giorgio Agamben e de neotenia, torna-se possível conceituar a voz neotênica. Esta emerge quando se transcende o sentido (logos) e a materialidade (phoné), situando-se num hiato entre a língua e o discurso. A possibilidades dessa voz no cinema é explorada através da análise dos filmes Amor (2012) de Michael Haneke, Ela (2013) de Spike Jonze, Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski, Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) de Woody Allen.
Referências
Agamben, Giorgio. 2005. Infância e História: Destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG.
__________. 2006. A Linguagem e a Morte: Um seminário sobre o lugar da negatividade. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG.
__________. 2008. O que Resta de Auschwitz: O arquivo e a testemunha [Homo Sacer, III] (Coleção Estado de Sítio). Tradução de Silvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, Versão Kindle.
Aristóteles. 2001. The Basic Work of Aristotle. Nova York: Modern Library.
Carreiro, Rodrigo. 2018. “Um lugar silencioso e o som como protagonista”. Anais de Textos Completos do XXII Encontro SOCINE, pp. 933-938. São Paulo: SOCINE.
Cernicchiaro, Ana Carolina. 2013. Perspectivismo Literário e Neotenia: “Axolotl” e outras zoobiografias. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura. Florianópolis: UFSC.
Chion, Michel. 1999. The Voice in Cinema. New York: Columbia University Press.
Connor, Steven. 2000. Dumbstruck. New York: Oxford University Press.
__________. 2014. Beyond Words: Sobs, Hums, Stutters and Other Vocalizations. London: Reaktion Books.
Cortázar, Julio. 2009. O jogo da amarelinha. Trad. Fernando de Castro Ferro. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Coutinho, Roberta. 2018. “Por uma escuta do silêncio: o estilo sonoro de Lisandro Alonso”. Anais de Textos Completos do XXII Encontro SOCINE, pp. 921- 926. São Paulo: SOCINE.
Derrida, Jacques. 1973. Gramatologia. Tradução de Silvino Santiago. São Paulo: Perspectiva.
Dolar, Mladen. 2006. A Voice and Nothing More. Londres: The MIT Press.
Harbord, Janet. 2016. Ex-centric Cinema: Giorgio Agamben and Film. London: Bloomsbury. Versão Kindle.
Miller, Jacques-Alain. 1996. Matemas I. Tradução de Sergio Laia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
__________. 2013. “Jacques Lacan e a voz”. Tradução de Lourenço Astua de Moraes e Renata Ceccheti. Opção Lacaniana Online Nova Série, Ano 4, Número 11.
Nancy, Jean-Luc. 2015. “Vox Clamans in Deserto”. Caderno de Leituras n. 13. http://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2015/06/cad13.pdf Chão da Feira. Acesso em 12 de maio de 2019.
Pascoli, Giovanni. 2015. O Menininho: Pensamentos sobre a arte. Tradução de Patricia Peterle. São Paulo: Rafael Zamperetti.
Rée, Jonathan. 1999. I See a Voice. Deafness, Language and the Senses: A Philosophical History. New York: Henry Holt and Co. Versão Kindle.
Smith, Jacob. 2008. Vocal Tracks: Performance and Sound Media. London: University of California Press.
Whittaker, Tom e Wright, Sarah. 2017. Locating The Voice In Film. New York: Oxford University Press.
Filmografia
Amor [longa-metragem] Dir. Michael Haneke. Les Films Du Losange. França, 2012. 127 mins.
Bastardos Inglórios [longa-metragem] Dir. Quentin Tarantino. Universal Pictures. EUA, 2009. 153 mins.
Ela [longa-metragem] Dir. Spike Jonze. Annapurna Pictures. EUA, 2013. 126 mins.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [longa-metragem] Dir. Woody Allen. Jack Rollins & Charles H. Joffe Productions. EUA, 1977. 93 mins.
Um lugar silencioso [longa-metragem] Dir. John Krasinski. Paramount Pictures, 2018. 216 mins.