Para uma Análise dos Festivais de Cinema em Portugal: Génese, institucionalização e desafios
Resumo
Este ensaio propõe analisar o nascimento e evolução dos festivais de cinema, em Portugal, a partir de duas orientações principais: (i) efetuando uma revisão da literatura que permita identificar as principais lacunas existentes sobre a matéria e apontar possibilidades de pesquisa; e (ii) desenvolvendo um itinerário analítico diacrónico, complementado por múltiplas dimensões de análise, para sublinhar a complexidade de que se reveste o fenómeno dos festivais de cinema (enformado por fatores históricos, políticos, económicos, sociais, territoriais/ espaciais e culturais). O texto procura, assim, discutir a relação entre essas múltiplas dimensões que, de forma dialogante, contribuem para uma análise interpretativa do modo como tem evoluído o fenómeno em Portugal: a conexão entre, por um lado, a gradativa proliferação de festivais de cinema e, por outro, as transformações nos espaços de exibição cinematográfica, as mudanças nas políticas públicas para o cinema (particularmente, na legislação aplicável ao circuito alternativo de exibição), e a crescente perceção dos festivais como fatores de desenvolvimento local; a reconfiguração dos circuitos de consumo/ fruição de cinema, com o agravamento das assimetrias territoriais na oferta cinematográfica; e a preservação da importância dos festivais de cinema enquanto contextos decisivos para a criação e manutenção de comunidades cinéfilas, espaços de reunião de intermediários culturais e profissionais do setor, e agentes dinamizadores da cinefilia e da cultura cinematográfica do país.
Referências
Abreu, Paula, e Mantecón, Ana. 2013. “A Reorganização da Exibição Cinematográfica no México e em Portugal”. Em Diálogos Urbanos: Territórios, Culturas, Patrimónios, org. Carlos Fortuna, e Rogério Proença Leite, 201-231. Coimbra: Almedina.
Acciaiuoli, Margarida. 2012. Os Cinema de Lisboa — Um fenómeno urbano do século XX. Lisboa: Bizâncio.
Almeida, Carlos. 2016. O Papel dos Festivais de Cinema Portugueses na Atração de Turistas. Dissertação de Mestrado em Marketing e Estratégia. Braga: Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Alves, Catarina. 2018. Estratégias de Comunicação na Divulgação de um Evento Cultural: O Caso do Doclisboa. Relatório de Estágio. Mestrado em Cultura e Comunicação. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Araújo, Milena. 2013. Motivação da Audiência de Festivais de Cinema: Estudo exploratório em Portugal. Dissertação de Mestrado em Marketing. Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
António, Lauro. 1982. Figueira da Foz: Dez anos de cinema em festival. Figueira da Foz: Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Avelar, Raúl. 2013. A Distribuição de Cinema Português no Espaço Europeu. Dissertação de Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Baptista, Tiago. 2018. “Adolfo Coelho e o cinema agrícola em Portugal”. À Pala de Walsh. Acesso em Dezembro 2020. http://www.apaladewalsh.com/2018/02/adolfo-coelho-e-o-cinema-agricola-em- portugal/
Baptista, Tiago. 2007. “Cinemas de estreia e cinemas de bairro em Lisboa (1924-1932)”. Ler História 52: 29-56.
Barbosa, Ana. 2015. Mapeamento e Caracterização dos Agentes Culturais de Exibição Não Comercial de Cinema em Portugal: Construção de um Dispositivo Metodológico. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Bennett, Andy, Taylor, Jodie, e Woodward, Ian. 2014. The Festivalization of Culture. Farnham: Ashgate.
Bourdieu, Pierre. 1979. La Distinction: Critique Sociale du Jugement. Paris: Les Éditions de Minuit.
Cardoso, Gustavo, e Mendonça, Sandro. 2017. “Ver Cinema em Portugal: Uma análise sobre os novos e os tradicionais consumos”. Relatórios OberCom. Acesso em Dezembro 2020. https://obercom.pt/wp- content/uploads/2017/06/OBERCOM_2017_Ver_Cinema_PT.pdf
Carrilho, Fernando. 2008. Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no Doclisboa, festival internacional de cinema documental de Lisboa. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Lisboa: ISCTE-IUL.
Coelho, Eduardo Prado. 1983. Vinte Anos de Cinema Português (1962-1982). Lisboa: Ministério da Educação e Cultura.
Costa, António Firmino, e Machado, Fernando Luís. 1998. “Processos de uma modernidade inacabada – mudanças estruturais e mobilidade social”. Em Portugal, Que Modernidade?, organizado por José Manuel Leite Viegas, e António Firmino da Costa, 17-44. Oeiras: Celta.
Costa, João Bénard. 1986. “Quesitos Sobre a Distribuição e Exibição: Prejudicados com as respostas”. Em 70 Anos de Filmes Castello Lopes, organizado por Luís Pina, João Bénard Costa, Manuel Cintra Ferreira, Fernando Lopes, e José Manuel Costa, 19-31. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.
Costa, João Paixão. 1999. “Anos 70: Distribuição e Exibição de Cinema Europeu em Portugal”. Revista de Humanidades e Tecnologias 2: 51-54.
Cunha, Paulo. 2012. “Os festivais de cinema na internacionalização do Novo Cinema Português (1949–80)”. Em Cinema em Português – IV Jornadas, org. Frederico Lopes, 187-199. Covilhã: LABCOM.IFP.
Cunha, Paulo. 2013. “Cineclubismo e Censura em Portugal (1943-65)”. Em Atas do II Congresso Internacional História, Literatura e Arte no Cinema em Espanhol e Português, editado por Emma Camarero Calandria, e Maria Marcos Ramos, 381-389. Salamanca. Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.
Cunha, Paulo. 2016. “Cinema de Garagem: Distribuição e Exibição de Cinema em Portugal”. Em Cinema em Português – VII Jornadas. org. Frederico Lopes, Paulo Cunha, e Manuela Penafria, 117-137. Covilhã: LABCOM.IFP.
de A., M. 1964. “’Dulcineia’ imita Joana d’Arc”. Diário de Lisboa, 5.
de Valck, Marijke. 2007. Film Festivals: From European Geopolitics to Global Cinephilia. Amesterdão: Amsterdam University Press.
de Valck, Marijke. 2012. “Finding Audiences for Films: Festival Programming in Historical Perspective”. Em Coming Soon to a Festival Near You: Programming Film Festivals, ed. JeffreyRuoff, 25-40. Great Britain: St. Andrews Film Studies.
de Valck, Marijke. 2016a. “Introduction: What is a film festival? How to study festivals and why you should”. Em Film Festivals: History, Theory, Method, Practice, org. Marijke de Valck, Brendan Kredell, e Skadi Loist, 1-11. Londres: Routledge.
de Valck, Marijke. 2016b. “Fostering Art, Adding Value, Cultivating Taste: Film Festivals as Sites of Cultural Legitimization”. Em Film Festivals: History, Theory, Method, Practice, org. Marijke de Valck, Brendan Kredell, e Skadi Loist, 100-116. Londres: Routledge.
Dias, Cristina Pimentel. 2009. IndieLisboa: A (in)visibilidade do cinema independente. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Lisboa: ISCTE-IUL.
Duval, Julien, e Mary, Philippe. 2006. “Retour Sur un Investissement Intellectuel”. Actes de La Recherche en Sciences Sociales 161-162: 5-9.
Espanha, Rita. 2007. “Cinema em Ecrãs Privados, Múltiplos e Personalizados. Transformação nos Consumos Cinematográficos”. Research Report – OberCom, Acesso em Dezembro 2020. https://obercom.pt/cinema-em-ecras-privados-multiplos-e-personalizados-transformacao-nos-consumos-cinematograficos-dez2007/
Ferreira, António. 2018. Os Festivais de Cinema em Portugal: Estudo de caracterização e o seu contexto no panorama português. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Lisboa: ISCTE-IUL.
Granja, Paulo. 2007. “Cineclubes e cinefilia: entre a cultura de massas e a cultura de elites”. Estudos de Século XX 7: 361-384.
Mauss, Marcel. 1985. Sociologie et Anthropologie. Paris: PUF.
Leão, Tânia. 2006. O Fantástico e os Seus Públicos: O Festival Internacional de Cinema do Porto Como Espaço Multivocal. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Lisboa: ISCTE-IUL.
Leão, Tânia. 2007. “O(s) Público(s) do Fantasporto: Perfis-tipo de modalidades de apropriação ritualista do Festival Internacional de Cinema do Porto”. Trajectos 11: 31-44.
Leão, Tânia. 2007/2008. “O Fantástico em Análise: Algumas notas sobre o estudo compreensivo da 23.ª edição do Fantasporto”. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 17-18: 81-109.
Leão, Tânia. 2017. “O formato ‘festival’ em questão”. Atas do VII Encontro Anual da AIM. Editado por Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia e Madalena Oliveira, 63-73. Lisboa: AIM.
Leão, Tânia. 2019. Públicos de Festivais de Cinema em Portugal: Um estudo comparado. Tese de doutoramento em Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Mary, Philippe. 2006. “Le cinéma de Jacques Tati et la ‘politique des auteurs’”. Actes de La Recherche en Sciences Sociales 161-162: 4-9.
Martins, Índia Mara. 2007. “Entrevista a Abi Feijó”. Doc-Online 2: 162-178.
Miranda, Marta. 2020. Public Policies for Cinema in Portugal: The non-commercial film exhibition sector. Dissertação de Mestrado em Economia. Porto: Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Mendes, João Maria; Pereira, Carlos; Jácome, Jorge; Simões, Marta; Cipriano, Miguel; Dias, Vanessa Sousa; Reia-Baptista, Vítor; Moeda, José; Lemière, Jacques; Beleza, Joana; Mata, André Gil; Alan, René; Moreira, Helder; Oliveira, Rosário; Queirós, Lídia; Simões, Pedro Vaz; Rato, José; Trindade, Guilherme; Martins, Levi; Matos-cruz, José; Monteiro, João César; Costa, Pedro; Gouveia, Jorge de Sá; Leite, Paulo; Chinita, Fátima; e Falcão, Luís. 2013. Novas e Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo. Lisboa: Gradiva.
Monteiro, Paulo Filipe. 2000. “Uma margem no centro: A arte e o poder do ‘novo cinema’”. Em O Cinema Sob o Olhar de Salazar, coordenado por Luís Reis Torgal, 306-338. Lisboa: Círculo de Leitores.
Neira, Fernando Redondo. 2015. “Festivales de Cine y tendencias de futuro. Un estudio de caso”. Opción 1: 620-633.
Neves, João Gaspar. 1998. Práticas Distintivas de Exibição Cinematográfica: O caso das salas-estúdio. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Lisboa: ISCTE-IUL.
Neves, João Gaspar. 2000. “Os cinemas-estúdio dos anos 60-70: novas salas, novos públicos, novo cinema”. Boletim OBS 7: s/p.
Neves, José Soares, e Santos, Jorge Alves. 2011. Estatísticas Culturais do Ministério da Cultura – 2009. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Peranson, Mark. 2009. “First You Get the Power, Then You Get the Money: Two Models of Film Festivals”. Em Dekalog3, editado por Richard Porton, 23-37. Londres: Wallflower Press.
Pina, Luís. 1986. História do Cinema Português. Lisboa: Publicações Europa-América.
Ramos, Felicidade. 2010. Eventos Culturais e Cidades: O caso específico do Curtas Vila do Conde. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação: Especialização em Cultura, Património e Ciência. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Rapazote, João. 2006. Territórios Contemporâneos do Documentário. O Cinema Documental em Portugal de 1996 à Actualidade. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Lisboa: FCSH-UNL.
Regev, Motti. 2009. “International Festivals in a Small Country: Rites of recognition and cosmopolitanism”. Em Festivals and the Cultural Public Sphere, ed. Liana Giorgi, Monica Sassatelli, e Gerard Delanty, 108-123. Londres: Routledge.
Ribas, Daniel. 2012. “Anatomia de um Festival. Curtas Vila do Conde (1993-2012)”. Em Puro Cinema: Curtas Vila do Conde 20 Anos Depois, Holboom, Mike; Ribas, Daniel; e Seabra, Augusto M., 4-13. Vila do Conde: Curtas Metragens CRL.
Ribas, Daniel. 2014. “As novas & velhas práticas de consumo de cinema”. Em Plataforma Barómetro Social. Acesso em Dezembro 2020. http://www.barometro.com.pt/2014/10/05/as-novas-velhas-praticas-de-consumo-de-cinema/
Santos, Boaventura Sousa. 1990. O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento.
Santos, Maria de Lourdes Lima; Antunes, Lina; Conde, Idalina; Costa, António Firmino; Freitas, Eduardo; Gomes, Rui; Gonçalves, Carmo; Gonçalves, Helena Seita; Lopes, João Teixeira; Lourenço, Vanda; Martinho, António; Martinho, Teresa; Neves, José Soares; Nunes, João Sedas; Pegado, Elsa; Pires, Isabel; e Silva, Francisco. 1998. As Políticas Culturais em Portugal: Relatório Nacional. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Stringer, Julian. 2001. “Global Cities and the International Film Festival Economy”. Em Cinema and the City: Film and Urban Societies in a Global Context, editado por Mark Shiel, e Tony Fitzmaurice, 134-146. Oxford: Blackwell.
Soares, Ana Isabel. 2016. “Cinema Português/ Cinema Literário?” Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 3 (1): 46-63.
S/A (1964). “Luzes de Festival”. Diário de Lisboa, 5.
Taillibert, Christel. 2009. Tribulation Festivalières. Les festivals de cinema et audiovisuel en France. Paris: L’Harmattan.
Vale, Ana. 2013. Festivais de Cinema em Lisboa: Organizações e relações com a cidade. Dissertação de Mestrado em Gestão Cultural. Lisboa: ISCTE-IUL.
Vallejo, Aida. 2014. “Festivales cinematográficos. En el punto de mira de la historiografia fílmica.” Secuencias 39: 11-42.
Vallejo, Aida. 2020. “Changes and Challenges for Documentary and Film Festivals.” Em Documentary Film Festivals 2, editado por Aida Vallejo e Ezra Winton, 13-21. Londres: Palgrave Macmillan.
Vivar, Rosana. 2016. “A film bacchanal: Playfulness and audience sovereignty in San Sebastian Horror and Fantasy Film Festival”. Participations. Jounal of Audience & Reception Studies 13 (1): 234-251.
Wong, Cindy Hing-Yuk. 2011. Film Festivals: Culture, People and Power on the Global Screen. New Brunswick: Rutgers University Press.