Poética Audiovisual da Precariedade: uma análise da websérie Leona Vingativa

  • Plynio Nava Programa Interdisciplinar de Cinema e Narrativas Sociais/PPGCINE, da Universidade Federal de Sergipe/UFS, São Cristóvão, 49100-000 https://orcid.org/0000-0003-4897-1482
  • Claudiene Santos Programa Interdisciplinar de Cinema e Narrativas Sociais/PPGCINE e Departamento de Biologia/DBI/CCBS da Universidade Federal de Sergipe/UFS, São Cristóvão, 49100-000 http://orcid.org/0000-0002-2337-9370
  • Francisco Adelino Zurián Grupo de Investigación GECA: Género, Estética y Cultura Audiovisual de la Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Información, Ciudad Universitaria, 28040-Madrid http://orcid.org/0000-0002-3734-6879
Palavras-chave: precariedade, vídeo amador, webséries, Leona Vingativa

Resumo

Este artigo discute a precariedade como categoria poética no audiovisual, abordando sua relação com o vídeo e sua influência nas produções amadoras contemporâneas, ao analisar a websérie Leona Vingativa sob a perspectiva da poética do cinema e do Queer Caboclo. Esta perspectiva institui a categoria da margem, do fora-de-cena, das autorrepresentações e dos ecos das vozes subalternizadas, a fim de refletir suas interações, influências, anseios e modos de ver, os quais fundamentam uma nova ordem sensível e contracultural. Assim, a figura do Queer Caboclo, do corpo amazônico, com seus traços e performatividades, esboça uma nova virada epistemológica, cujos reflexos revelam contradições e retóricas contestatórias que interferem nos critérios formais e conceituais da cultura de massa, resultando num processo de rearticulação de significados a partir de um viés político e subversivo.

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Publicado
2021-01-19