O frémito de uma ideia de cinefilia? A prática dos estudos videográficos como pensamento material

  • Catherine Grant University of Sussex
Palavras-chave: Video ensaio digital, prática criativa, análise fílmica, Vine, momento cinefílico

Resumo

Muito depois do advento da era digital, enquanto a esmagadora maioria dos académicos de estudos de cinema continuava a escolher publicar a sua pesquisa crítica, teórica e histórica em formatos convencionais de escrita, um pequeno mas crescente número de autores que trabalhava sobre a imagem em movimento começou a explorar as possibilidades de publicação online do vídeo-ensaio digital. Esta forma multimédia ganhou proeminência nos últimos anos em muita da cinefilia e da cultura crítica cinematográfica baseadas na Internet. Neste artigo, considerarei, sobretudo de uma perspectiva pessoal, e olhando retrospectivamente para os mais de sessenta vídeos que já fiz, algumas das possibilidades que estes processos oferecem para a produção de novo conhecimento, forjado na conjunção do(s) objeto(s) fílmico(s) estudado(s), das tecnologias de reprodução e das ferramentas de montagem, e da facticidade do(s) investigador(es). Argumentarei que o vídeo digital pode ser visto com vantagem não apenas como uma promissora ferramenta comunicativa com mais possibilidades do que as que permite um texto escrito, mas também como um importante campo cultural e fenomenológico emergente para a prática criativa do nosso trabalho enquanto estudiosos do cinema.
Publicado
2014-01-28
Secção
Dossier Temático