O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século

  • Marcelo Gil Ikeda Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, 60455-760, Fortaleza, Ceará
Palavras-chave: Cinema brasileiro, Cinema de garagem, Crítica, Curadoria

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar um panorama dos movimentos de renovação do cinema brasileiro a partir deste século, marcando a consolidação de um cinema não hegemônico, em nítido contraste com a típica cinematografia incentivada pelas políticas públicas do período. A partir do termo “cinema de garagem”, propomos investigar as relações entre as mudanças nos modelos de produção, de crítica e de curadoria no período.

Biografia Autor

Marcelo Gil Ikeda, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, 60455-760, Fortaleza, Ceará

Professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor dos livros Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI (com Dellani Lima), Leis de incentivo para o audiovisual, Cinecasulofilia, Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos, entre outros.

Publicado
2018-07-14