Políticas da Percepção Sensorial em textos de Adorno, Benjamin e Kracauer

  • Graça P. Corrêa CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Univ. do Algarve

Resumo

Recensão crítica do livro Cinema and Experience, de Miriam Bratu Hansen (2012).

Biografia Autor

Graça P. Corrêa, CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Univ. do Algarve

Graça P. Corrêa é actualmente investigadora pós-doc no CIAC-Centro de Investigação de Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Teatro e Cinema. É doutorada pelo Graduate Center da City University of New York, onde obteve o Ph.D. in Theatre Theory, Dramatic Literature and Film Studies. Realizou o Mestrado em Encenação no Emerson College em Boston, EUA; a licenciatura em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa; e o curso de Teatro-Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

Tem leccionado cadeiras e seminários no ensino superior, em Portugal e nos EUA, nas áreas da Dramaturgia, Interpretação e Encenação. Tem igualmente desenvolvido a sua actividade de encenadora e directora de actores no teatro e para a televisão, bem como de dramaturgista e cenógrafa. Enquanto encenadora, apresentou espectáculos no Centro Cultural de Belém, no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro da Trindade-Inatel, no Grupo Teatro Hoje-Teatro da Graça, no Teatro Experimental de Cascais, na Comuna Teatro de Pesquisa, na Capital-Artistas Unidos, no Emerson Stage Festival em Boston, e no Martin Segal Center em New York, entre outros locais.

Foi bolseira Fulbright, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e da Eurocréation-Paris; e recebeu prémios de mérito académico por parte do Louisa Woods Memorial Fund e do Vera Mowry Roberts Theatre Fund, ambos nos EUA.

Nos Estados Unidos, onde residiu durante nove anos, encenou peças de teatro e realizou ficçõa para a televisão (EIV). É autora de peças de teatro (algumas das quais foram publicadas e produzidas profissionalmente), e tradutora de obras dramáticas de Harold Pinter, Edward Albee, Tom Stoppard, Christopher Hampton, Alan Ayckbourn, Peter Shaffer, Moisés Kaufmann, Donald Margulies, Tennessee Williams, Patrick Marber e Lanford Wilson.

Enquanto investigadora académica tem publicado ensaios sobre Ecocrítica, Fenomenologia, Teoria e Estética Simbolistas e Transdisciplinaridade do Gótico-Romantismo no Teatro, Cinema, Arquitectura e Paisagem em revistas com arbitragem científica nacionais e internacionais.

Apresentou igualmente comunicações por convite em conferências internacionais das quais destaca: International Federation for Theater Research IFTR/FIRT Annual Conference (Lisboa 2009; Munich 2010; Barcelona 2013), ATHE-Association of Theatre in Higher Education Conference (New Orleans 2007), M/MLA-Midwest Modern Language Association Annual Conference (Chicago 2010), International Interdisciplinary Conference on Architecture and Fiction – Once Upon a Place (Lisboa 2010), Avanca Cinema International Conference (Avanca 2012), Gothic Culture and Counterculture (London, 2013), International Conference Arts and Science in Dialogue (Faro 2013), III Encontro Anual da AIM (Coimbra 2013) Changing Times: Performances and Identities on Screen (Lisboa, 2013).

O seu livro Sensory Landscapes in Harold Pinter: A Study on Ecocriticism and Symbolist Aesthetics foi publicado em Saarbrücken, na Alemanha, pela LAP Academic Publishing em 2011.

Publicado
2014-01-28
Secção
Recensões