D’ O Guarani de José de Alencar e Carlos Gomes aos Guaranis do clown Benjamin: Diálogos entre literatura, cinema, circo e música

  • Danielle Crepaldi Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 05508-020, São Paulo
Palavras-chave: Cinema silencioso, Cinema e som, cinema e história

Resumo

Na aurora do século XX, o Circo Spinelli faz encenar a “pantomima histórica” Os Guaranis, de Benjamin de Oliveira, baseada em duas versões de O Guarany, ambas obras símbolos do patriotismo brasileiro: o romance histórico de José de Alencar (1857) e a ópera de Carlos Gomes (1870). O sucesso da pantomima do clown negro Benjamin, também protagonista da obra, a faz migrar do palco circense à tela do cinema, aumentando-se a orquestra do Cinema-Palace nas ocasiões de exibição da fita. Este artigo reflete sobre os sentidos construídos pela adaptação de Benjamin ao palco do circo-teatro e à tela, colocando em primeiro plano os deslocamentos operados pela produção cultural em tempos de primeiro cinema.

Biografia Autor

Danielle Crepaldi Carvalho, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 05508-020, São Paulo

Doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (Brasil), com tese centrada na análise de textos cronísticos a respeito do cinema (e dispositivos ópticos afins) publicados na imprensa carioca de 1894 a 1922. Desenvolve, atualmente, um projeto de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Brasil), com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, acerca dos usos dos sons durante a voga do cinema dito “silencioso”. É co-organizadora de antologias anotadas de contos de João do Rio, Alcântara Machado e de escritores Pré-Modernistas e Modernistas (todos pela Lazuli), e co-autora da tradução e análise crítica do melodrama teatral francês L’Auberge des Adrets (1823), publicado pelo selo Teatro, da editora Penalux, sob o título de A Estalagem dos Trampolineiros (2015). Tem artigos publicados acerca da Literatura, do Teatro e do Cinema, suas três áreas de interesse.

Publicado
2018-01-02
Secção
Dossier Temático