As atualidades cinematográficas na Argentina. Um estado da arte

  • María Florencia Luchetti Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones Gino Germani, C1114AAD Ciudad de Buenos Aires, Argentina.
Palavras-chave: atualidades cinematográficas, cinema documental, Argentina

Resumo

Este artigo analisa as principais contribuições pelas ciências sociais no estudo das atualidades cinematográficas produzidas na Argentina. Tomam-se em conta tanto a história do género como as conceptualizações propostas pelas perspetiva semiótica e sócio-histórica e define-se a sua especificidade a partir do estudo do que as aproximam e as diferenciam do cinema documental e da imprensa. A contribuição desta abordagem é, portanto, sistematizar, analisar e colocar em discussão os conceitos e teorias formuladas até agora para chegar, a partir deles, a uma perspectiva analítica original que construa as atualidades cinematográficas como um objeto de estudo sociológico.

Biografia Autor

María Florencia Luchetti, Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones Gino Germani, C1114AAD Ciudad de Buenos Aires, Argentina.

Maria Florencia Luchetti é doutora em Ciências Sociais, Mestre em Comunicação e Cultura e Licenciada em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires. A sua pesquisa aborda a relação entre a indústria do cinema e o Estado, as atualidades cinematográficas e as construções simbólicas em redor da imagem do "inimigo interno” no período 1955-1973 em Argentina. É investigadora da Instituto de Investigaciones Gino Germani.

Publicado
2016-07-18
Secção
Dossier Temático