Figuras do amador no cinema brasileiro

  • Lila Silva Foster Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, 05508-020, São Paulo
Palavras-chave: cinema amador, cinema brasileiro, arquivo, história

Resumo

Buscaremos, a partir de três categorias do cinema amador utilizadas pelo teórico Roger Odin, investigar a dimensão histórica do cine-amadorismo no Brasil. Como norte, analisaremos três coleções de filmes amadores depositadas em arquivos audiovisuais brasileiros que representam manifestações do cinema amador: o cinema familiar nas décadas de 1920 e 1930, as produções ficcionais filmadas no contexto dos clubes de cinema e o cinema experimental em Super 8 na década de 1970. O panorama histórico busca dar visibilidade a filmes amadores preservados em arquivos e ainda pouco explorados pela historiografia do cinema brasileiro.

Biografia Autor

Lila Silva Foster, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, 05508-020, São Paulo

Lila Foster é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, o seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e de filmes domésticos no Brasil.

Publicado
2016-07-18
Secção
Dossier Temático