Um Historiador Cineasta

  • Miguel Mesquita Duarte Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa
Palavras-chave: Jean-Luc Godard, Walter Benjamin, Cinema, Historiografia

Resumo

No seu novo livro intitulado Jean-Luc Godard, Cinema Historian (2013), Michael Witt aborda alguns dos mais complexos e importantes aspectos da multifacetada obra de Jean-Luc Godard. Partindo de Histoire(s) du Cinéma (1998) como objecto de estudo central, Michael Witt evidencia as proposições históricas aí desenvolvidos e analisa as suas formas, temas e procedimentos através da contextualização dos filmes e dos vídeos criados pelo cineasta Francês ao longo do projecto. Esta recensão crítica centra-se no estudo levado a cabo por Michael Witt sobre as principais influências e metodologias da investigação histórica de Godard, conferindo particular destaque ao encontro dialógico entre Godard e Walter Benjamin. Os modos alternativos de escrita da história convergem com a utilização criativa da montagem e com a exploração das capacidades intuitivas e expressivas da imagem, permitindo ao espectador entrar numa relação subjectiva com o passado. E, no caso de Godard, isso irá orientá-lo em direcção a uma reformulação da sintaxe fílmica e à consequente amplificação das potencialidades do cinema em narrar a história.

Biografia Autor

Miguel Mesquita Duarte, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História da Arte, 1069-061 Lisboa
Nasceu em 1979. Mestrado em Cultura Visual / Estudos Artísticos, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando em História da Arte Contemporânea, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro de investigação pela FCT.
Publicado
2016-01-29