O mundo é um palco: a teatralidade em 'Depois do Ensaio', de Ingmar Bergman

  • Gustavo Ramos de Souza Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários, PPGL, 86057-970, Londrina (PR)
Palavras-chave: cinema, teatralidade, Ingmar Bergman

Resumo

Quando os teóricos de vanguarda reivindicaram a pureza do cinema em oposição aos excessos de teatralidade que contaminavam a nova arte, ignoravam que o cinema, arte de natureza intermidiática, só teria a enriquecer ao dialogar com o teatro – ainda que fosse preciso esperar que o cinema moderno renovasse a linguagem cinematográfica ao entrelaçar as potências de cada linguagem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o telefilme Depois do ensaio (1984), de Ingmar Bergman, visando, a partir de uma discussão sobre a teatralidade no cinema, demonstrar em que medida Bergman promove um amálgama entre cinema e teatro e dialoga constantemente com a obra do dramaturgo August Strindberg.

Biografia Autor

Gustavo Ramos de Souza, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários, PPGL, 86057-970, Londrina (PR)
Aluno de doutorado em Letras com pesquisa sobre materialidades do cinema e da literatura. É mestre em Letras, pela mesma instituição, com a dissertação "Os filmes de papel de André de Leones: quando literatura e cinema se encontram".
Publicado
2016-06-03
Secção
Ensaios