Cinema Português/Cinema Literário?

  • Ana Isabel Soares Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 8005-139 Faro, Portugal
Palavras-chave: Cinema português, Literatura e Cinema, Cinema Literário, documentário poético

Resumo

Neste ensaio procura questionar-se o carácter literário do cinema português, incidindo a reflexão quer sobre o género documental, quer sobre a ficção de autor. A hipótese coloca-se a partir de análises de filmes de António Reis, frequentemente apelidado de "cineasta da poesia", e o exercício de questionamento não pretende tanto chegar a uma conclusão (se é ou não o cinema português um cinema literário), mas teorizar acerca do que significa cada um dos termos da análise proposta.

Biografia Autor

Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 8005-139 Faro, Portugal
Doutorada em Teoria da Literatura pela FLUL e Professora Auxiliar com Nomeação Definitiva na Universidade do Algarve, já teve a seu cargo aulas nas áreas de História do Cinema, Teoria da Imagem, Estudos Culturais, Literatura e Cinema, e Literatura Inglesa. Desenvolveu pós-doutoramento sobre poesia e cinema documental português, no Programa em Teoria da Literatura da FLUL (com bolsa da FCT de 2009 a 2010). É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. É membro fundador da AIM. Integrou a Direção do Cineclube de Faro, de que é membro honorário. Traduziu para língua portuguesa as três obras mais recentes de Hans Ulrich Gumbrecht e, com Merja de Mattos-Parreira, a épica finlandesa Kalevala (Editora Dom Quixote, 2013). Entre 2011 e 2014 desempenhou funções de Adjunta na Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e de Técnica Superior no Serviço de Língua e Cultura do Camões, I.P.
Publicado
2016-01-29
Secção
Dossier Temático