Da prática à teoria: a escrita de manifestos e a expressão artística

  • Silvana Flores Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre cine, C.P.1002, Buenos Aires
Palavras-chave: manifesto, pintura, literatura, cinema, América Latina

Resumo

Neste artigo propomos estudar o manifesto estético como um elemento usado frequentemente pelos artistas plásticos e literários da América Latina durante as décadas de vinte e quarenta, influenciando mais tarde as propostas teóricas dos realizadores que deram forma ao Novo Cinema Latinoamericano. Analisaremos a funcionalidade prática deste tipo de textos e o seu desenvolvimento histórico, bem como as implicações políticas provocadas pelos manifestos ao longo do tempo, entendendo-os como um dos pontos de contacto entre os diferentes períodos que marcaram o desenvolvimento das artes na América Latina, tanto na literatura, como na pintura e no cinema.

Biografia Autor

Silvana Flores, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre cine, C.P.1002, Buenos Aires

Doutorada em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Bolseira de pós-doutoramento da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica. Membro do Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre cine (Ciyne), parte do Instituto de Historia del Arte Latinoamericano y Argentino “Luis Ordaz” (UBA).

Publicado
2016-01-29