O cinema português como "cinema nacional"

  • André Rui Graça University College London, Centre for Multidisciplinary and Intercultural Inquiry, WC1E 6BT London, United Kingdom; Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, 3000-186 Coimbra, Portugal.
Palavras-chave: Cinema Português, Cinema Nacional, teoria, crítica, ontologia, cinema novo

Resumo

Propõe-se a discussão cinema português ao nível mais conceptual possível, através da sua condição enquanto cinema nacional e da forma como a crítica e os estudos fílmicos procederam à sua análise através desse mesmo enquadramento. Serão questionados conceitos e discursos dominantes e reflectir-se-á sobre a importância pragmática do cinema português para as audiências. Com efeito, mais do que tentar responder à questão “o que é o cinema português?”, este estudo pretende explorar o que precede o ser, que é a razão de existir.

Biografia Autor

André Rui Graça, University College London, Centre for Multidisciplinary and Intercultural Inquiry, WC1E 6BT London, United Kingdom; Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, 3000-186 Coimbra, Portugal.
André Rui Graça é licenciado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e Master of Arts em Estudos Fílmicos pela University College London. Prossegue actualmente o doutoramento no Centre for Intercultural Studies da referida instituição britânica, debruçando a sua investigação sobre a recepção e os circuitos de mercado do cinema português desde 1974. É bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Publicado
2016-01-29
Secção
Dossier Temático