Introdução ao Dossier Temático: A natureza na máquina
Resumo
Este dossier temático procura mapear as relações entre o cinema e o que designamos como mundo natural, reconhecendo o humano como elemento mediador dessa articulação, mas respondendo e reagindo, também, à tendência geral para o antropocentrismo que se encontra quer na produção cinematográfica, quer na pluralidade das abordagens críticas canonizadas no âmbito dos estudos fílmicos. O dossier promove uma discussão desta problemática, sem se reger por nenhum foco geográfico, temporal ou genológico específico. Os seis ensaios aqui reunidos permitem aferir a heterogeneidade e a riqueza das configurações que o natural tem obtido na história do cinema, tanto na ficção quanto no documentário e em formas híbridas, e tanto em obras que se enquadram explicitamente no campo da ecocrítica quanto noutras obras que, ainda que não o fazendo de forma explícita, contêm um subtexto ecológico que potencia uma perspectiva ecocinematográfica.
Referências
Aristotle. 1989. Metaphysics V. Translated by H. Tredennick. London, William Heinemann Ltd.– via Perseus Project. 1013a. [Aristotle discusses the four “causes” in his Physics, Book B, ch. 3.]
Aristotle. 1994. Aristotle’s “De anima”. Leiden; New York, NY: E.J. Brill.
Atwill, Janet. 1998. Rhetoric Reclaimed: Aristotle and the Liberal Arts Tradition. Ithaca, NY: Cornell University Press.
Carson, Rachel. 1962. Silent Spring. Boston, MA: Houghton Mifflin.
Colbert, Maile. 2021. Wayback Sound Machine: Sound through Time, Space, and Place. PhD thesis in Estudos Artísticos. Lisbon: NOVA-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). http://hdl.handle.net/10362/148146.
Demos, TJ. 2016. Decolonizing Nature: Contemporary art and the Politics of Ecology. Berlin: Sternberg Press.
Epstein, Jean. 2014. The Intelligence of a Machine. Translated by C. Wall-Romana. Minneapolis, MN: Univocal.
MacDonald, Scott. 2011. The Garden in the Machine: A Field Guide to Independent Films about Place. Berkeley, CA: University of California Press.
Pick, Anat and Narraway, Guinevere. 2013. Screening Nature: Cinema beyond the Human. New York, Oxford: Berghahn Books.
Filmography
Repas de bèbè [short film, digital]. Dir. Auguste & Louis Lumière. France, 1895. 1’.
Nanook of the North [feature film, digital]. Dir. Robert J. Flaherty. France & United States, 1922. 78’.
The Great White Silence [feature film, digital]. Dir. Herbert G. Ponting. BFI, United Kingdom, 1924. 80’.
Terje Vigen [feature film, digital]. Dir. Victor Sjöström. Sweden, 1917. 65’.
The Outlaw and His Wife [feature film, digital]. Dir. Victor Sjöström. Sweden. 1918, 72’.
Nosferatu: eine Symphonie des Grauens [feature film, digital]. Dir. Friedrich Wilhelm Murnau. Germany, 1922. 94’.
Finis Terrae [feature film, digital]. Dir. Jean Epstein. France, 1929. 80’.
Le Tempestaire [short film, digital]. Dir. Jean Epstein. France, 1947. 22’.
Silent Running [feature film, digital]. Dir. Douglas Trumbull. United States, 1972. 89’.
The Hellstrom Chronicle [feature film, digital]. Dir. Ed Spiegel, Walon Green. United States, 1971. 90’.
La Jungle Plate [feature film, digital]. Dir. Johan van der Keuken. L’association pour la sauvegarde de la mer des Wadden, Johan Van Der Keuken, Netherlands, 1971. 90’.
Farmacopea [short, digital]. Dir. Beatriz Santiago Muñoz. Puerto Rico, 2013. 13’.
The Radiant [HD video installation]. Dir. The Otolith Group. dOCUMENTA (13), United Kingdom, Germany, India, 2012. 64'.
The Toxic Camera [HD video for projection]. Dir. Jane and Louise Wilson. Flamin Productions, Forma Arts & Media, United Kingdom, 2012. 21’.
Casting a Glance [feature film, digital]. Dir. James Benning. United States, 2007. 80’.
Ten Skies [feature film, digital]. Dir. James Benning. United States, 2004. 105’.
Thirteen Lakes [feature film, digital]. Dir. James Benning. United States, 2004. 135’.
Leviathan [feature film, digital]. Dir. Lucien Castaing-Taylor & Véréna Paravel. United States, 2012. 87’.
Gunda [feature film, digital]. Dir. Viktor Kossakovsky. Norway & United States, 2020. 93’.
Cow [feature film, digital]. Dir. Andrea Arnold. United Kingdom, 2021. 94’.