A Physis Natural e Sublime Tecnológico no Cinema Experimental Austríaco em Três Casos de Estudo: Arnulf Rainer (1960), Tree Again (1978) e Train Again (2021)

Palavras-chave: Cinema Experimental, cinema e natureza, cinema estrutural, cinema e filosofia, cinema e outras artes, estudos intermédia

Resumo

Peter Kubelka, Kurt Kren e Peter Tscherkassky representam três gerações distintas do cinema de vanguarda austríaco. Neste artigo, analisamos uma obra de cada um desses cineastas, nomeadamente, Arnulf Rainer (1960), 37/78 Tree Again (1978) e Train Again (2021), que consideramos “filmes-opúsculos” de cada uma dessas gerações. Estes trabalhos engendram um pensamento a respeito da natureza do filme e no filme, privilegiando os sentidos afectivos (hápticos) com a imagem. Neles vêm à tona a relação visceral com a matéria fílmica, nos lembrando que esta também é feita de materiais orgânicos, ou seja, é um ser vivo, por isso, suscetível à morte. Como veremos, no choque dialógico entre dois corpos – o corpus fílmico e o corpo espectatorial – surge uma manifestação da natureza (physis). Os três filmes também investigam a temporalidade, considerada uma das qualidades intrínsecas do cinema. Será justamente a partir da observação da natureza-morta e da paisagem natural que diversos artistas buscaram apreender as qualidades lábeis, impalpáveis e atmosféricas do continuum do tempo. Para além de expor como estes estudos “naturais” retornam nos filmes dos três autores austríacos, demonstramos também como eles se aproximam dos conceitos de sublime kantiano por meio de um deslocamento da experiência com as forças da natureza para as forças da tecnologia. Concluímos que cada um desses cineastas elabora, à sua maneira, novos capítulos sobre a relação entre cinema e natureza, uma relação dialética com as artes visuais, sem necessariamente chegar a uma síntese redentora. Para tal, utilizamos conceitos e escritos de Jacques Aumont, Giorgio Agamben, David E. Nye e Victor Stoichita.

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Filmografia

Adebar [curta-metragem, 16mm]. Peter Kubelka. SixPackFilm. Áustria, 1957. 1 min.

Arnulf Rainer [curta-metragem, 16mm]. Peter Kubelka. SixPack Film. Áustria, 1960. 6 min.

A General [longa-metragem, 35mm/digital]. Buster Keaton. United Artists (MGM/Amazon). EUA. 1926. 75 min.

Castro Street [curta-metragem, 16mm]. Bruce Baillie. Centre Pompidou. EUA. 1996. 9 min.

Eureka [média-metragem, 16mm]. Ernie Gehr. Smithsonian American Art Museum. EUA. 1974. 30 min.

Fuji [curta-metragem, 16mm] Robert Breer. Anthology Film Archives / Library of Congress. EUA. 1974. 8 min.

Lone Ranger [longa-metragem, digital]. Gore Verbinski. Walt Disney Studios Motion Pictures. Estados Unidos, 2013. 149 min.

L'Arrivé [curta-metragem, 16mm & 35mm] Peter Tscherkassky. SixPack Film/Light Cone Áustria, 1998. 2 min.

Mosaik im Vertrauen/ Mosaic in Confidence [curta-metragem, 35mm]. Peter Kubelka. SixPack Film. Áustria. 1955. 16 min.

Motion Picture [curta-metragem, 16mm & 35mm] Peter Tscherkassky. SixPack Film/Light Cone. Áustria, 1984. 3 min.

One Week [curta-metragem, 35mm/digital]. Buster Keaton. Metro Pictures Comporation. EUA. 1920. 19 min.

RR [longa-metragem, 16mm] James Benning. EUA. 2007. 111 min.

Schwechater [curta-metragem, 16mm]. Peter Kubelka. SixPack Film. Áustria, 1958. 1 min.

Sherlock Jr. [media-metragem, 35mm/digital]. Buster Keaton. Metro Pictures Comporation. EUA. 1924. 45 min.

Train Again [curta-metragem, 35mm] Peter Tscherkassky. SixPack Film. Áustria, 2021. 20 min.

Tree Again [curta-metragem, 16mm] Kurt Kren. SixPack Film. Áustria, 1978. 3 min.

The Girl and Her Trust [curta-metragem, 35mm/digital]. D.W Griffith. Biograph Company. EUA. 1912. 17 mins.

The Georgetown Loop [curta-metragem, 35mm]. Ken Jacobs. Light Cone. EUA. 1996. 11mins.

The Great Train Robbery [curta-metragem, Paper Print/Digital]. Edwin S. Porter, Estados Unidos, 1903. 12 min.

The Iron Horse [longa-metragem, 35mm/digital]. John Ford. Fox Film Corporation. EUA: 1924. 133 min.

The Lonedale Operator [curta-metragem, 35mm/digital]. D.W Griffith. Biograph Company. EUA. 1911. 17 min.

The Wonder Ring [curta-metragem, 16mm]. Stan Brakhage. Light Cone. EUA. 1955. 4 min.

Unstoppable [longa-metragem, digital]. Tony Scott. 20th Century Fox. Estados Unidos, 2010. 98 min.

Publicado
2024-07-18
Secção
Dossier Temático