1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Atas do III Encontro Anual da AIM

Editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco. Coimbra: AIM, 2014. ISBN 978-989-98215-1-4.

edição em pdf

Índice

Introdução
Autores e Teorias
  • O ator no contexto da direção cinematográfica: atuação como território de estranhamento - Rejane K. Arruda

    edição em pdf
  • Da criança que nos olha - Thais Botelho

    edição em pdf
  • António Reis e o espaço de um lugar - sintomatologias de Jaime - Ilda Teresa Castro

    edição em pdf
  • O fio de Ariadne: as narrativas labirínticas de Christopher Nolan - Fátima Chinita

    edição em pdf
  • Sobre dois filmes de Béla Tarr - Carlos Melo Ferreira

    edição em pdf
  • O retorno dos fantasmas: arriscar um pensamento desconstrutivo do cinema - Maria Continentino Freire

    edição em pdf
  • Diálogo entre a fotografia e o cinema de Agnés Varda - Patrícia Nogueira

    edição em pdf
  • O ensaio enquanto gesto: Passion e Scenario du film "Passion", de Jean-Luc Godard - Rita Novas Miranda

    edição em pdf
  • “Feminista não, eu sou é feminina”: Teorias da suposta sensibilidade de um olhar minoritário no cinema português - Ana Catarina Pereira

    edição em pdf
  • O experimental no cinema brasileiro: Omar, Ferreira e Bressane - Guiomar Ramos

    edição em pdf
  • O subterrâneo contra a altura em Os Verdes Anos, de Paulo Rocha e em Sangue do Meu Sangue, de João Canijo - Liliana Cristina Vidais Rosa

    edição em pdf
  • Paulo Rocha, Manoel de Oliveira e o Douro: dois realizadores e um rio só - Filipa Rosário

    edição em pdf
  • El autorretrato urbano de Manoel de Oliveira: Porto da Minha Infância como autoficción - Iván Villarmea Álvarez

    edição em pdf
Escrita e Narrativas
  • A escrita de intervenção de Jean-Claude Bernardet - Margarida Maria Adamatt

    edição em pdf
  • O cinema de poesia potencializado: o problema do cineasta-criador e do personagem-cineasta em O homem urso - Marcelo Carvalho

    edição em pdf
  • A impossibilidade do cinema “não narrativo” - João Leal

    edição em pdf
  • Who needs a superhero? New trends in action and adventure movies - João de Mancelos

    edição em pdf
  • Universos pessoanos no imaginário de João César Monteiro - Henrique Muga

    edição em pdf
  • Bertolucci e Bowles: Por uma autenticidade na submissão - Ana Claudia Rodrigues

    edição em pdf
  • A propagação de histórias na era da participação: A questão da autoria nas narrativas transmediáticas - Marta Noronha e Sousa

    edição em pdf
  • Prática da escrita e exercício da memória em Éric Rohmer (1920-2010) - Marina Takami

    edição em pdf
  • Prática da escrita e exercício da memória em Éric Rohmer (1920-2010) - Marina Takami

    edição em pdf
Imagens e Sons
  • Entre efeito de presença e de sentido: Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo - Ana Maria Acker & Miriam de Souza Rossini

    edição em pdf
  • Freeze-body: Imobilidade e retardamento no cinema e no vídeo - Joana Bicacro

    edição em pdf
  • A lógica indisciplinada das imagens em correspondências temporais - Rita Luciana Berti Bredariolli

    edição em pdf
  • O olhar devolvido na pintura de Manet e no cinema de Bressane: análise de uma sequência - Fabio Camarneiro

    edição em pdf
  • Vídeos musicais e figuras abstractas - Sérgio Dias Branco

    edição em pdf
  • “Porquê tão sérios?” Rostos de tragédia nos cartazes do cinema português após 1974 - André Rui Graça

    edição em pdf
  • Dos álbuns de família para as redes sociais: fotografia em rede na vida quotidiana - Sara Pargana Mota

    edição em pdf
  • Dong: Diálogo entre cinema e pintura? - Maria Fátima Nunes

    edição em pdf
  • Potencial expressivo nos Jogos Indie e Gamearte: Análise dos jogos Flower e Journey - Bruno Henrique de Paula & Hermes Renato Hildebrand

    edição em pdf
  • Sonoridades da cidade do Porto. Memória, ação e projeto - Carlos Miguel Rodrigues

    edição em pdf
História e Nação
  • Cinema, propaganda e império. O Romance do Luachimo – Lunda, Terra de Diamantes - Cristina Sá Valentim & Luís Costa

    edição em pdf
  • Contornos da nação em cinejornais brasileiros (1956-1961) - Rodrigo Archangelo

    edição em pdf
  • A censura ao cinema contra o contágio das ideias - Leonor Areal

    edição em pdf
  • O filme como agente “da” e “na” História: o caso de O trabalho de um povo - Paulo Miguel Martins

    edição em pdf
  • Memórias, cinema e ditadura civil-militar: As disputas pela reformulação da memória nacional - Danielle Parfentieff de Noronha

    edição em pdf
  • O cinema da revolução portuguesa: a ideia revolucionária frente às imagens - Mickaël Robert-Gonçalves

    edição em pdf
  • O filme turístico em Portugal: 1930-1949 - Sofia Sampaio

    edição em pdf
  • Mãos erguidas no movimento das imagens. A representação fílmica dos movimentos políticos contemporâneos (Europa e Estados Unidos) - Raquel Schefer

    edição em pdf
  • A ética no cinema (?) e a representação do indígena em documentários brasileiros contemporâneos - Vitor Tomaz Zan

    edição em pdf