Tempo, Trânsito, Subjetividade em En Construcción (José Luis Guerín, 2000) e El Cielo Gira (Mercedes Álvarez, 2004)

  • Rafael Tassi Teixeira Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens, 80035000, Curitiba (PPGCOM\UTP)
Palavras-chave: Documentário, Memória, Cinema

Resumo

Pensados sobre os processos de transformação dos significados do pertencimento e da descoberta de uma estrangeiridade absoluta, o cinema-documentário dos anos 2000 na Espanha vertebra-se a partir de uma dupla emergência: a paisagem cênica é imediatamente conduzida a ser real, enquanto que a realidade é inscrita em uma personificação (desafiante) das formas fílmicas. O artigo discute as metáforas da desterritorialização na escavação do tempo, do silêncio, do vazio e seus restos em dois filmes fundamentais do cinema documentário espanhol dos 2000: En Construcción (José Luis Guerín, 2000) e El Cielo Gira (Mercedes Álvarez, 2004).

Biografia Autor

Rafael Tassi Teixeira, Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens, 80035000, Curitiba (PPGCOM\UTP)
Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGCom) em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da Unespar\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Atualmente, é Vice-Coordenador (desde 2014) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom\UTP). Autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros, atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Migrações, Cinema Ibero-Americano, Cinema Brasileiro Contemporâneo. É lider do Grupo de Pesquisa GRUDES (Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo da ESPM (CNPq), e do Grupo de Pesquisa Cinecriare, Unespar (CNPq). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, identidades emergentes e a sociologia dos processos migratórios, destacando-se, recentemente, as construções das alteridades in between na cinematografia contemporânea. Desenvolve pesquisas, na atualidade, sobre a identidade e o tratamento sinedóquico das minorias no cinema ibero-americano.
Publicado
2018-06-14