O som na mise-en-scène do documentário brasileiro contemporâneo: Uma análise de Aracati (2016)

Palavras-chave: Documentário, som ambiente, mise-en-scène

Resumo

Este artigo pretende contribuir para os estudos da relação entre som e mise-en-scène no cinema documentário brasileiro contemporâneo. Com base na obra de Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, bem como nas reflexões de Virginia Osorio Flôres sobre o lugar do som na mise-en-scène cinematográfica contemporânea, pretendemos investigar o som ambiente enquanto elemento de encenação na narrativa cinematográfica, em especial no gênero documental. Como podem os “sons fundamentais” e “arquetípicos” do ambiente ser captados, editados e inseridos na montagem de modo a se tornarem num importante elemento de mise-en-scène no filme documental? Tomando como estudo de caso o documentário brasileiro Aracati (2016), de Aline Portugal e Julia De Simone, partimos da hipótese de que, na primeira parte desta obra, mais poética, o som ambiente participa, tanto quanto os elementos visuais, da mise-en-scène do espaço e de suas transformações através do jogo com as diferenças entre as materialidades e os sentidos das imagens visuais e sonoras. Nossa metodologia de análise do filme envolve os procedimentos de análise interna da imagem e do som sistematizados por Jacques Aumont e Michel Marie. O resultado do estudo mostra que os sons fundamentais em Aracati, em especial os sons do vento, são utilizados como elementos de mise-en-scène através de duas formas recorrentes: a primeira, pelo uso do som fora da tela (som off); e a segunda, através do uso de variações de sons cujas fontes ou rastros visuais são vistos na tela (som in), tendo como efeito estético e narrativo a representação contrastante do vento nos limites entre a natureza, a cultura e o artifício.

Referências

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Filmografia

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Aracati [longa-metragem, digital]. Dir. Aline Portugal e Juliana de Simone. Mirada Filmes/Alumbramento. Brasil, 2016. 62 min.

As vilas volantes. O verbo contra o vento [longa-metragem, digital]. Dir. Alexandre Veras. DOC TV. Brasil, 2006. 52 min.

Blissifuly Yours [longa-metragem, digital]. Dir. Apichatpong Weerasethakul. Tailândia/França, 2002. 128 min.

Café Lumière [longa-metragem, digital]. Dir. Hou Hsiao Hsien. Shochiku/Asahi Shimbun/Sumitomo Corporation. Japão/Taiwan, 2003. 99 min.

Eles voltam [longa-metragem, digital]. Dir. Marcelo Lordello. Vitrine Filmes. Brasil, 2014. 140 min.

La ciénaga [longa-metragem, digital]. Dir. Lucrecia Martel. Wanda Visión. Argentina/Espanha, 2001. 103 min.

La mujer sin cabeza [longa-metragem, digital]. Dir. Lucrecia Martel. Teodora Films/R&C. Argentina/França, 2008. 90 min.

Last Days [longa-metragem, digital]. Dir. Guns Van Sant. HBO Films. EUA, 2005. 97 min.

O som ao redor [longa-metragem, digital]. Dir. Kleber Mendonça Filho. Cinemascópio/Vitrine Filmes. Brasil, 2013. 131 min.

Quebradeiras [curta-metragem, digital]. Dir. Evaldo Mocarzel. Casa Azul. Brasil, 2010. 26 min.

Sopro [longa-metragem, digital]. Dir. Marcos Pimentel. Tempero Filmes. Brasil, 2013. 73 min.

Terras [longa-metragem, digital]. Dir. Maya Da-Rin. Cineluz. Brasil, 2009. 75 min.

Publicado
2024-01-29