Espaço e Intermidialidade em Still Life de Jia Zhang-ke

  • Cecília Mello Universidade Federal de São Paulo, Departamento de História da Arte, Campus Guarulhos, CEP: 07112-000
Palavras-chave: Cinema chinês, intermidialidade, pintura em rolo, espaço cinematográfico, Jia Zhang-ke

Resumo

Este artigo é dedicado a uma análise do filme Still Life (San Xia Hao Ren, 2006) do diretor chinês Jia Zhang-ke, sob o ponto de vista de sua relação intermidiática com a pintura chinesa de paisagem. Como irei sugerir, a descoberta de uma paisagem efêmera empreendida pelo diretor em Still Life, filmado em locação na região das Três Gargantas do Rio Yangtze, deriva de um impulso realista e de uma resposta estética original a uma nova conjuntura histórico-social. Mas ao mesmo tempo em que o filme parece estar firmemente localizado no solo da China contemporânea, as escolhas estéticas do diretor revelam uma afinidade com a tradição da pintura chinesa de paisagem, montada em rolos verticais ou horizontais. Essa hipótese leva a uma reflexão acerca da noção de espaço no cinema sob a luz de revisões teóricas que sugerem um entendimento do espaço fílmico através da ideia de movimento e do toque. Ao mesmo tempo, esta análise enseja uma reflexão sobre a natureza estética e política do problema da intermidialidade, que traz uma dimensão histórica à perspectiva contemporânea tão central ao cinema de Jia Zhang-ke.

Biografia Autor

Cecília Mello, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de História da Arte, Campus Guarulhos, CEP: 07112-000
Cecília Mello é professora de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP e Pesquisadora FAPESP na Unifesp Campus Guarulhos, com o projeto “Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhang-ke”. Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado (2008-2011, ECA-USP), é doutora em cinema pela Universidade de Londres, mestre em cinema pela Universidade de Bristol, autora de diversos ensaios no Brasil e no Reino Unido e organizou com Lúcia Nagib Realism and the Audiovisual Media (Palgrave Macmillan, 2009/2013).
Publicado
2014-06-21
Secção
Dossier Temático