“Um modo de relacionamento com a realidade”
Noções de poesia de Andrei Tarkovski
Resumo
Neste estudo, que metodologicamente orienta-se pela Teoria dos Cineastas, exploro algumas ideias de Tarkovkski sobre poesia, expressas em declarações verbais suas, mostrando como essas ideias dão sustentação à sua própria concepção de cinema e de arte. Opostamente à noção de poesia como evasão ou como atividade simbólica , Tarkovski firma uma concepção de poesia (e de cinema) fundada numa experiência do real, experiência esta que demanda uma observação atenta dos fenômenos nos quais o tempo se imprime e que dá suporte à própria ontologia de seu cinema. Um diálogo das ideias do cineasta com ideias e práticas poéticas de outros poetas, como seu pai Arseni Tarkovski, Octavio Paz, Sophia de Mello Breyner Andersen e haicaístas japoneses tradicionais também é feito, no sentido de ampliar a leitura das próprias ideias de Tarkovski, pondo-as em diálogo.
Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.