A memória enquanto ato teórico dos 'making of' documentários
Resumo
Este artigo discute a dimensão da memória nos processos de criação cinematográficos através dos making ofs documentários, compreendendo-os enquanto índices de pensamento teórico e criativo, cujos vestígios temporais reverberam e disseminam sentidos de uma memória do (e para o) cinema, ultrapassando o texto fílmico ao qual se refere. Admitimos o making of como processo e obra, donde a memória desponta enquanto um ato teórico no ambiente de criação cinematográfica possível de desvelamento. O percurso teórico-metodológico revela uma breve explanação acerca dos conceitos de memória e dialética do olhar para, num segundo momento, conjugar determinados aspectos com as noções de imagem crítica e dupla distância, a partir de Didi-Huberman (2010). A reflexão sobre os agenciamentos da memória audiovisual nos making ofs documentários se dá através do seguinte corpus: Burden of Dreams (de 1982, direção de Les Blank) e The Hamster Factor and Other Tales of Twelve Monkeys (de 1996, direção de Keith Fulton e Louis Peppe).
Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.