“Os sons dos filmes mudos”: Uma entrevista com Claus Tieber e Anna K. Windisch

  • Manuel Deniz Silva Universidade de Aveiro, INET-md, 3810-193 Aveiro
Palavras-chave: Cinema Mudo, Som, Claus Tieber, Anna K. Windish

Resumo

Nos últimos anos, as práticas musicais e sonoras do período do cinema mudo têm despertado uma atenção crescente por parte da comunidade académica, tanto no domínio dos estudos fílmicos como no da musicologia. A emergência de redes interdisciplinares, como “The Sounds of Early Cinema in Britain” (Brown e Davison 2013) e o projecto de investigação “Cabiria” em Itália (Colturato 2014), contribuíram para alargar o âmbito deste campo de estudos, revelando a importância das especificidades nacionais, regionais e locais na construção do cinema dos primeiros tempos enquanto experiência auditiva. No contexto do número temático “Música, som e a imagem em movimento”, a Aniki entrevistou Claus Tieber e Anna K. Windish, ambos investigadores na Universidade de Salzburgo e editores do volume The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, que resultou de um congresso internacional organizado na Universidade de Kiel em 2013. Tieber e Windish são, respectivamente, o investigador principal e a assistente de investigação do projecto “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, financiado pela FWF, a agência pública austríaca de apoio à investigação científica, e insistem, nesta entrevista, na necessidade de um trabalho colaborativo entre especialistas do cinema e da música, de modo a ultrapassar as tradicionais divisões disciplinares. Segundo eles, o foco dos estudos sobre música no cinema deve ser deslocado da abordagem de filmes individuais e da análise textual, para abranger uma perspectiva histórico-cultural mais ampla, que considere o cinema como um “evento” (Altman) e se interesse pelas formas de exibição e de performance, pelas idiossincrasias históricas e geográficas, assim como pelas condições sociais e económicas da produção cinematográfica. O estudo da música e do som no cinema deverá assim ser integrado numa “história cultural dos média” mais geral, que tome em consideração os “complexos processos inter- e transmediáticos de negociação, fusão e hibridação” que definem a experiência cinematográfica. A entrevista foi conduzida via email, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2017.

Biografia Autor

Manuel Deniz Silva, Universidade de Aveiro, INET-md, 3810-193 Aveiro

Manuel Deniz Silva é investigador integrado do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (Universidade de Aveiro). Doutorado em Musicologia, coordena a linha temática “Música e média” do INET-md e foi investigador principal do projecto “À escuta das imagens em movimento” (2010-2013), financiado pela FCT. Co-editou Composing for the State: Music in 20th-Century Dictatorships (Ashgate, 2016) e é editor da revista Kinetophone: Journal of Music, Sound and Moving Image e co-editor da Revista Portuguesa de Musicologia (Nova Série).

Publicado
2018-01-18