Exibindo os longos filmes de Lav Diaz: Formas de circulação e dialéticas de espectatorialidade

  • May Adadol Ingawanij Centre for Research and Education in Arts and Media (CREAM), Westminster School of Media, Arts and Design, University of Westminster, Harrow Campus HA1 3TP
Palavras-chave: Lav Diaz, duração fílmica, curadoria, cinema digital, cinema nacional

Resumo

Este artigo faz parte de um projeto maior que explora a contemporaneidade dos filmes longos e do modo de prática artística do realizador independente filipino Lav Diaz. O método de pesquisa engloba a prática da curadoria combinada com uma exploração das trajetórias de circulação e exibição dos filmes de Diaz. Recorrendo à minha experiência recente como co-curadora da exposição Lav Diaz: Journeys (janbeiro-março de 2017), o artigo discute os desafios práticos, institucionais, conceptuais e discursivos de mostrar os filmes longos de Diaz. O processo de feitura da exposição, e algumas respostas às forças e limitações da forma da exposição, abriram hesitações produtivas sobre a questão de como devem ser mostrados os filmes longos de Diaz da forma que foram “pensados para serem vistos”. As fricções encontradas durante o processo de curadoria e durante o período da exposição parecem assinalar o modo como os filmes de Diaz evocam conceções diferentes, às vezes conflituosas, da experiência cinemática, bem como da participação e da ética do espectador.

Biografia Autor

May Adadol Ingawanij, Centre for Research and Education in Arts and Media (CREAM), Westminster School of Media, Arts and Design, University of Westminster, Harrow Campus HA1 3TP
Professora de Cultura Visual no Centre for Research and Education in Arts and Media (CREAM), Westminster School of Media, Arts and Design
Publicado
2017-07-04
Secção
Dossier Temático