Exibindo os longos filmes de Lav Diaz: Formas de circulação e dialéticas de espectatorialidade
Resumo
Este artigo faz parte de um projeto maior que explora a contemporaneidade dos filmes longos e do modo de prática artística do realizador independente filipino Lav Diaz. O método de pesquisa engloba a prática da curadoria combinada com uma exploração das trajetórias de circulação e exibição dos filmes de Diaz. Recorrendo à minha experiência recente como co-curadora da exposição Lav Diaz: Journeys (janbeiro-março de 2017), o artigo discute os desafios práticos, institucionais, conceptuais e discursivos de mostrar os filmes longos de Diaz. O processo de feitura da exposição, e algumas respostas às forças e limitações da forma da exposição, abriram hesitações produtivas sobre a questão de como devem ser mostrados os filmes longos de Diaz da forma que foram “pensados para serem vistos”. As fricções encontradas durante o processo de curadoria e durante o período da exposição parecem assinalar o modo como os filmes de Diaz evocam conceções diferentes, às vezes conflituosas, da experiência cinemática, bem como da participação e da ética do espectador.