Atração, Formalismo e História do Cinema: Uma conversa com Tom Gunning
Resumo
Nesta entrevista, Tom Gunning comenta sua trajetória cinéfila, sua formação acadêmica e os primeiros anos de pesquisa. Gunning também ressalta os diálogos com outros colegas da sua geração, como Noël Burch, David Bordwell, Thomas Elsaesser e Laura Mulvey. O conceito de cinema de atração, o papel da análise formalista nos estudos de cinema e a questão do racismo na obra de D.W. Griffith são alguns dos temas abordados.
Referências
Bazin, André. 1991. “A Evolução da Linguagem cinematográfica”. Em: O Cinema: Ensaios, Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro, 66-81. São Paulo: Brasiliense.
__________. 2014. O que é o Cinema? São Paulo: Cosac Naify.
Benjamin, Walter. 2020. Sobre o Conceito de História: Edição Crítica. São Paulo: Alameda.
Bordwell, David, Thompson, Kristin, e Staiger, Janet. 1985. The Classical Hollywood Cinema: Film style and mode of production to 1960. Nova Iorque: Columbia University Press.
Bordwell, David. 2017. Reinventing Hollywood: How 1940 filmmakers changed movie storytelling. Chicago: University of Chicago Press.
Burch, Noël. 2008. Práxis do Cinema. São Paulo: Editora Perspectiva.
Dixon, Thomas e Wintz, Thomas. 2000. The Clansman: A historical romance of the Ku Klux Klan. Londres: Routledge.
Elsaesser, Thomas. 2016. Film History as Media Archaeology: Tracking digital cinema. Amesterdão: Amsterdam University Press.
Field, Allyson. 2015. Uplift Cinema: The emergence of african american film and the possibility of black modernity. Durham: Duke University Press.
Field, Allyson, Horak, Jan-Christopher, e Stewart, Jacqueline Najuma. 2015. LA Rebellion: Creating a New Black Cinema. Los Angeles: University of California Press.
Gunning, Tom. 1989. “An Aesthetic of Astonishment: Early Film and the (In)Credulous Spectator.” Art and Text 34 (Fall): 31-45.
__________. 1994. D.W. Griffith and the Origins of American Narrative Film: The early years at biograph. Champagne: University of Illinois Press.
Luca, Tiago e Jorge, Nuno Barradas. 2015. Slow Cinema. Edimburgo: Edinburgh University Press.
Stern, Seymour. 1965. “Griffith: I the Birth of a Nation, Part I”. Film Culture 36 (Special Griffith Issue): 1-210.
Filmografia
A Harmonia Werckmeister [Werckmeister harmóniák; longa-metragem]. Dir. Béla Tarr e Ágnes Hranitzky. Prod. Béla Tarr. 2000. 145 min.
Comprimento de Onda [Wavelength; curta-metragem]. Dir. Michael Snow. Michael Snow. 1967. 45 min.
Demolição de um Muro [Démolition d'un mur; curta-metragem]. Dir. Louis Lumière. Prod. Louis Lumière. 1896. 45 sec.
Dez Minutos Para Viver [Ten Minutes to Live; longa-metragem]. Dir. Oscar Micheaux. Oscar Micheaux. 1932. 58 min.
Dirty Gerdie from Harlem U.S.A. [longa-metragem]. Dir. Oscar Micheaux. Prod. Bert Goldberg. 1946. 65 min.
Eletrocutando um Elefante [Electrocution of an Elephant; curta-metragem] Dir. Edwin Porter. Prod. Edison Film Company. 1903. 74 sec.
Empire [longa-metragem]. Dir. Andy Warhol. Prod. Andy Warhol. 1965. 485 min.
Estandarte do Invicto [The Symbol of the Unconquered; longa-metragem]. Dir. Oscar Micheaux. Prod. Oscar Micheaux. 1920. 54 min.
Intolerância [Intolerance: A Sun-Play of the Ages; longa-metragem]. Dir. D.W. Griffith. D.W. Griffith Corp. 1916. 197 min.
Morte! [Go Down, Death!; longa-metragem]. Dir. Spencer Williams. Alfred N. Sack. 1944. 53 min.
Nos Limites dos Portões [Within Our Gates; longa-metragem]. Dir. Oscar Micheaux. Prod. Oscar Micheaux. 1920. 79 min.
O Encouraçado Potemkin [Bronenosets Potyomkin; longa-metragem]. Dir. S. Eisenstein. Mosfilm. 1925. 71 min.
Os Enteados de Deus [God's Step Children; longa-metragem]. Dir. Oscar Micheaux. Prod. Oscar Micheaux. 1938. 70 min.
O Nascimento de uma Nação [The Birth of a Nation; longa-metragem]. Dir. D.W. Griffith. D.W. Griffith Corp. 1915. 193 min.
O Triunfo da Vontade [Triumph des Willens; longa-metragem]. Dir. Leni Riefenstahl. Reichsparteitag-Film. 1935. 114 min.
Olympia [longa-metragem]. Dir. Leni Riefenstahl. Olympia-Film. 1938. 226 min.
O Sangue de Jesus [The Blood of Jesus; longa-metragem]. Dir. Spencer Williams. Amegro Films. 1941. 56 min.
The Greaser’s Gauntlet [curta-metragem]. Dir. D.W. Griffith. Biograph. 1908. 17 min.
The Struggle [longa-metragem]. Dir. D.W. Griffith. D.W. Griffith Corp. 1931. 77 min.