O “Projetor de Terceiro Mundo” de Kidlat Tahimik: Revolução, subjetividade e voz em Why is Yellow the Middle of the Rainbow? (1994)

Palavras-chave: Modo performativo, Terceiro Cinema, cinema de guerrilha, memória subjetiva, revolução

Resumo

Neste artigo, discuto a importância de Why is Yellow the Middle of the Rainbow? (1994), do realizador filipino Kidlat Tahimik (n. 1942), no contexto da representação documental em filme de processos revolucionários e de resistência pós-colonial nas Filipinas. O trabalho centra-se nas duas linhas narrativas que percorrem a estrutura dramática do filme: uma que se reporta aos últimos anos da ditadura de Ferdinand Marcos (1971-1986) e à chamada Revolta do Poder Popular (1983-1986), e outra, referente a um retrato íntimo da família do realizador durante esse período, que enaltece a subjetividade de Tahimik e do seu filho. Baseando-me no conceito de “documentário performativo” de Bill Nichols (2001), analiso como a introdução de uma dimensão pessoal dentro da memória coletiva se presta a uma adesão emocional mais profunda ao universo fílmico por parte do espectador. Por fim, exploro a convergência – e eventual discórdia – do realizador em relação aos pressupostos do Terceiro Cinema de Fernando Solanas e Octavio Getino (1969), nomeadamente no que concerne à adoção de uma determinada ética de produção e de um determinado foco temático, corporizados neste filme por aquilo que o autor designa como “projetor de Terceiro Mundo”.

 

Referências

Clifford, James. 1981. “On ethnographic surrealism”. Comparative Studies in Society and History 23(4): 539–64.

Elkamel, Sara. 2018. “Wonder, wander – No. 2: Meandering, uncertain, predestined – Conversations from this year’s Spring Sessions”. Mada, 7 de julho. https://www.madamasr.com/en/2018/07/07/feature/culture/wonder-wander-no-2-meandering-uncertain-predestined/.

Gray, Rosalind Laura. 2006. Ambitions of Cinema: Revolution, event, screen. Unpublished PhD dissertation. London: Goldsmiths College, University of London. https://research.gold.ac.uk/id/eprint/28936/1/thesis_GrayR_2007.pdf.

Halbwachs, Maurice. 1990. A memória coletiva. Traduzido por Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice.

Jameson, Frederic. 1992. The Geopolitical Aesthetic: Cinema and space in the World System. Bloomington: Indiana University Press.

Kennedy, Chris. 2017. “‘Quiet Lightning: The films of Kidlat Tahimik’: November 16-21, 2017”. The World Viewed, https://theworldviewed.com/2015/quiet-lightning-the-films-of-kidlat-tahimik-november-16-21-2017/.

Lewis, Jon. 1982. “The shifting camera point of view and ‘model of language’ in Wiseman’s high school”. Quarterly Review of Film Studies 7(1): 69–78. https://doi.org/10.1080/10509208209361109.

Nash, Aily. 2013. “Kidlat Tahimik by Aily Nash.” Em Speaking Directly: Oral histories of the moving image, editado por Federico Windhausen, 74–88. San Francisco: San Francisco Cinematheque Books.

Nichols, Bill. 1991. Representing Reality: Issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press.

__________. 2001. Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press.

Pavsek, Christopher. 2013. The Utopia of Film: Cinema and its futures in Godard, Kluge, and Tahimik. New York: Columbia University Press.

Scott, William Henry. 1962. “The word Igorot.” Philippine Studies 10(2): 234–48.

Solanas, Fernando, e Getino, Octavio. 1969. “Toward a Third Cinema”. Tricontinental 14: 107-132.

Tahimik, Kidlat. 1989. “Cups-of-Gas filmmaking vs. Full tank-cum-credit card filmmaking”. Discourse 11(2): 80–86.

Filmografia

I am Curious (Blue) [longa-metragem, película] Dir. Vilgot Sjöman, 1968. 107min.

I am Curious (Yellow) [longa-metragem, película] Dir. Vilgot Sjöman, 1967. 122min.

Les maîtres fous [curta-metragem, película] Dir. Jean Rouch. França, 1955. 36min.

Moi, un noir [longa-metragem, película] Dir. Jean Rouch. França, 1959. 73min.

Perfumed Nightmare [longa-metragem, película] Dir. Kidlat Tahimik. Filipinas, 1977. 94min.

Why is Yellow the Middle of the Rainbow? [longa-metragem, película] Dir. Kidlat Tahimik. Filipinas, 1994. 175min.

Publicado
2024-01-29