La réprise du travail aux usines Wonder (1968): Um filme revolucionário?
Resumo
La reprise du travail aux usines Wonder (1968) é um curta-metragem rodado por estudantes do Institut des Hautes Études Cinématographiques de forma improvisada, revelando uma discussão na porta de uma fábrica durante as ocorrências do Maio de 68. O filme vai ganhar relevo nas páginas dos Cahiers du cinéma, sendo saudado por Jacques Rivette como o “único que é verdadeiramente revolucionário” entre os chamados “filmes de Maio”. Em seguida irá figurar com destaque em um par de artigos de Jean-Louis Comolli sobre o cinema-direto, dando continuidade ao entusiasmo de Rivette. Este ensaio propõe uma análise da recepção crítica do curta-metragem nos Cahiers, questionando a ideia de filme revolucionário e suas bases conceituais.
Referências
Aumont, Jacques, Comolli, Jean-Louis, Narboni, Jean, e Pierre, Sylvie. 1968. “Le temps déborde. Entretien avec Jacques Rivette”. Cahiers du cinéma 204, 7-21.
Aumont, Jacques. 2008. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas: Papirus.
Baecque, Antoine de. 1991. Les Cahiers du cinéma, histoire d’une revue – Tome II: cinéma, tours, détours 1959-1981. Paris: Editions Cahiers du cinéma.
__________. 2015. “Reprise d’Hervé Le Roux”. Em 68, Une histoire collective (1962-1981), organizado por Philippe Artières e Michelle Zancarini-Fournel, 271-275. Paris: La Découverte.
Bruneau, Sonia. 2008. Les cinéastes insurgés en Mai 68: Des hommes et des films pris dans l’événement – Élements pour une socio-histoire des États Généraux du Cinéma (1956-1998). Tese de Doutorado em Études cinematographiques et audiovisuelles. Paris: Institut de Recherche en Cinéma et Audiovisuel de la Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris 3.
Certeau, Michel de. 1994. La prise de parole et autres écrits politiques. Paris: Seuil.
Comolli, Jean-Louis. 2010. “O desvio pelo direto”. Em 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, organizado por Carla Maia, 294-317. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal.
__________. 2012. Corps et cadre: Cinéma, éthique, politique. Lagrasse: Verdier.
Comolli, Jean-Louis, e Narboni, Jean. 1969. “Cinéma/idéologie/critique”. Cahiers du cinéma 216, 11-15.
Dossiê de imprensa – La reprise du travail aux usines Wonder. 2007. Disponível em: https://docplayer.fr/18847106-La-reprise-du-travail-aux-usines-wonder.html. Acesso em 01-07-2023.
Lapoujade, Robert. 1968. “Évolution et devenir des États Généraux”. Cahiers du cinéma 203, 41-42.
Layerle, Sébastien. 2008. Caméras en lutte en Mai 68. Paris: Nouveau Monde.
Lebel, Jean-Patrick. 1972. Cinema e ideologia. Lisboa: Editorial Estampa.
Leblanc, Gérard. 1969. “Direction”. Cinéthique 5, 1-8.
__________. 2001. “Sous la répresentation, le cinéma”. Em Cinéma et politique: Les années pop, organizado por Jean-Louis Comolli, Gérard Leblanc e Jean Narboni, 21-30. Paris: BPI/Centre Pompidou.
Losfeld, Eric, org. 1968. Le cinéma s’insurge: Les états généraux du cinéma - nº 1. Paris: Le Terrain Vague.
Maia, Carla, org. 2010. 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal.
Maarek, Philippe J. 1979. De Mai 68... aux films X. Paris: Éditions Dujarric.
Muniz, Sérgio. 1967. “Cinema direto: anotações”. Mirante das Artes 1, 44.
Pasolini, Pier Paolo. 1982. Empirismo Hereje. Lisboa: Assírio & Alvim.
Vianna, Antonio Moniz. 2004. Um filme por dia – crítica de choque (1946-73). São Paulo: Companhia das Letras.
Filmografia
L'amour fou [longa-metragem, digital]. Dir. Jacques Rivette. Les Films du Losange, França, 1969. 252 min.
La reprise du travail aux usines Wonder [curta-metragem, digital]. Dir. Jacques Willemont. França, 1968. 10 min.
La rosière de Pessac [longa-metragem, digital]. Dir. Jean-Eustache. Mediane Films, França, 1968. 65 min.
Persona [longa-metragem, digital]. Dir. Ingmar Bergman. Svensk Filmindustri, Suécia, 1966. 84 min.
Playtime [longa-metragem, digital]. Dir. Jacques Tati. Les Films de Mon Oncle, França, 1967. 124 min.
Reprise [longa-metragem, digital]. Dir. Hervé Le Roux. Les Films d’Ici, França, 1996. 192 min.
Sleep [longa-metragem, digital]. Dir. Andy Warhol. Estados Unidos da América, 1964. 321 min.
Terra em transe [longa-metragem, digital]. Dir. Glauber Rocha. Mapa, Brasil, 1967. 110 min.
Zapruder Film [curta-metragem, digital]. Dir. Abraham Zapruder, Estados Unidos da América, 1963. 0'26'' min.