O Realismo de Close (2022) e o ‘Valor Acrescentado Inconsciente’ do Som no Cinema: Uma entrevista a Yanna Soentjens

Palavras-chave: Cinema, engenheira de som, direção de som, som direto, sonoplastia, realismo

Resumo

Entrevista a Yanna Soentjens, engenheira de som, sobre o ambiente sonoro construído em Close (2022), realizado por Lukas Dhont, no qual trabalhou. Soentjens reflete sobre diversos elementos presentes no filme, bem como estes foram pensados, captados e misturados. Aprofundando o conhecimento do seu percurso profissional, a entrevista permite compreender melhor o seu processo criativo e a importância do som no cinema, não só como um elemento inseparável da imagem, mas também como instrumento de ligação entre o filme e o espectador.

Referências

Filmography

Close [feature film, digital]. Dir. Lukas Dhont. Menuet, Diaphana Films, Topkapi Films, Versus Production, VTM, RTBF, Belgium, France, Netherlands, 2022. 104min.

Girl [feature film, digital]. Dir. Lukas Dhont. Frakas Productions, Topkapi Films, Menuet, Belgium, Netherlands, 2018. 105min.

The Hours [feature film, digital]. Dir. Stephen Daldry. Paramount Pictures, Miramax Films, Scott Rudin Productions, Robert Fox Productions, United States, United Kingdom, 2002. 114min.

Publicado
2024-07-18