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A AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento surgiu da vontade de reunir em Portugal, numa mesma entidade representativa, um conjunto de investigadores que têm em comum objectos e temas de pesquisa.

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Notícias

  • Seminário de Investigação Permanente (1ª edição)


     

    É já esta quinta feira, dia 4 de março, pelas 15:00 (hora de Lisboa) que terá lugar via zoom, e com transmissão em directo via youtube, a primeira edição do Seminário de Investigação Permanente, organizada pela AIM. Com esta iniciativa a AIM pretende reforçar as ligações entre os seus associados independentemente do país ou continente em que se encontram.

    O seminário contará com duas apresentações:

    1) - “Som no cinema português das décadas de 80 e 90: do artesão à industrialização", por Tiago Fernandes (UBI). Grupo de trabalho AIM: "Cinema e Materialidades".

    2) - “Implicações entre jogos olímpicos e guerra: tomada e retomada dos arquivos em Chris Marker e Carole Roussopoulos", por Julia Fagoli (UFJF) e Glaura Cardoso Vale (UFMG). Grupo de trabalho AIM: "Outros Filmes".

    A participação é aberta a todos, sem necessidade de inscrição prévia, sendo feita através do link que divulgaremos no site da Associação e no próprio dia nas nossas redes sociais.


  • Chamada de trabalhos: Dossier Cinema e Educação: "Critical approaches towards (a new) arts education"

     Chamada de trabalhos, até dia 15 de Abril de 2021, para o dossier dedicado a Cinema e Educação, sob o titulo "Critical approaches towards (a new) arts education", organizado por Pedro Alves (EA-UCP / CITAR) & Catarina S. Martins (FBAUP / i2ADS), para o JSTA-Journal of Science and Technology of the Arts.

    We seek articles and researches that lead, from criticism or practice, to a critical, diverse and current reflection on the problems and turbulences of arts education, under any of the following topics:
    - Histories of arts education
    - Critical pedagogical practices and theoretical approaches in arts education
    - Action and research methodologies in arts education
    - Political frameworks in arts education
    - Social and cultural frameworks in arts education
    - Anti-discriminatory perspectives in arts education

  • Candidaturas para o lugar de assistente editorial na Revista ANIKI

     A/O assistente editorial terá, como principais funções: (1) assegurar as várias fases da produção dos textos aceites para publicação e do número em que se incluem (formatação de documentos; produção e correcção de provas; paginação; introdução de metadados; atribuição de DOI, etc.); (2) assegurar a manutenção do arquivo primário; (3) gerir a presença da revista nas bases de dados a que está indexada. Terá ainda, como funções secundárias: (1) apoiar as actividades do Conselho Editorial; e (2) apoiar a divulgação da revista nos canais próprios (lançamentos de CFP, novos números, etc.).


    Os candidatos deverão demonstrar as seguintes competências (gerais e específicas):


    Excelente domínio de português e inglês (compreensão, oralidade e escrita) e bom nível de compreensão de espanhol e francês;

    Excelente domínio de programas do Microsoft Office para Windows e aptidão para o uso de outras ferramentas e plataformas informáticas;

    Capacidade para desenvolver o trabalho de maneira autónoma, organizada e responsável;

    Capacidade de resposta rápida e de cumprimento de prazos previamente acordados;

    Capacidade para tratar informação de forma sistemática e com atenção ao detalhe;

    Interesse pela edição de âmbito académico em linha (online).

    Factores preferenciais:


    - Experiência prévia em produção editorial, em particular na plataforma Open Journal Systems (OJS/ PKP);


    - Experiência prévia em processamento de texto (WORD, etc.);


    - Familiaridade com a publicação académica e suas especificidades (avaliação por pares; sistemas internacionais de indexação e classificação de periódicos, etc.).


    Remuneração:


    €350/ por número (2 números/ ano). A revista oferecerá formação ao candidato seleccionado. 


    Formalização das candidaturas:


    Os interessados deverão formalizar a sua candidatura com um email dirigido ao Conselho Editorial da Aniki, onde conste (1) a indicação do lugar a que se está a candidatar; (2) identificação com nome completo, residência e contactos. Em anexo, devem ainda enviar a seguinte documentação: (1) curriculum vitae; (2) documentos comprovativos das habilitações literárias, formação e experiência profissional relevante; (3) carta de motivação.


    As candidaturas devem ser remetidas por via eletrónica para: aniki@aim.org.pt até ao dia 20 de Fevereiro de 2021.


    Processo de selecção:


    – Primeira fase: avaliação curricular dos candidatos admitidos a concurso;


    – Segunda fase: entrevista com os três candidatos mais bem classificados na primeira fase de seleção para testar competências específicas.


    A Aniki é uma revista online de acesso livre a textos integrais e com arbitragem científica publicada pela AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, com o apoio do Instituto de História Contemporânea (IHC), FCSH-NOVA. Pode ser consultada aqui: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/issue/view/25

  • Nova chamada de trabalhos da Aniki: A pesquisa histórica no cinema ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital

     



    Nova chamada de trabalhos da Aniki: dossier temático "A pesquisa histórica no cinema ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital" (prazo: 15 Julho 2021)

    A Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento anuncia a abertura da chamada de trabalhos para o dossier temático "A pesquisa histórica no cinema ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital", coordenado por Andrea Cuarterolo (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo, Brasil) e Georgina Torello (UdelaR, Uruguay). O prazo para a submissão de artigos completos e originais em português, inglês ou espanhol é: 15 de Julho de 2021. Mais informações em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/announcement/view/55


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    Aniki's new call for papers: special issue "Historical Research in Ibero-American Cinema: Perspectives and Challenges in the Digital Age" (deadline: 15 July 2021)

    Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image announces the call for papers for the special issue "Historical Research in Ibero-American Cinema: Perspectives and Challenges in the Digital Age", guest-edited by Andrea Cuarterolo (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo, Brasil) and Georgina Torello (UdelaR, Uruguay). The deadline for the submission of complete and original articles in Portuguese, English or Spanish is: 15 July 2021. 


    For further details, please go to: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/announcement/view/55

  • Chamada de trabalhos: Spring Seminar on "Spectrology, Haunting & Ghosts"



     Chamada de trabalhos até dia 21 de Fevereiro para o Spring Seminar dedicado ao tema "Spectrology, Haunting & Ghosts", organizado pela Escola das Artes Católica Porto.


    Spring Seminar 2021 · Spectrology, Haunting and Ghosts
    6-7 MAY 2021
    School of Arts at Universidade Católica Portuguesa
    Porto, Portugal

    Call for Papers: 21 FEB 2021

     

    Organizing Committee
    Daniel Ribas
    Nuno Crespo
     
    Keynote Speakers and Artist Talks
    Isabel Capeloa Gil
    João Pedro Rodrigues
    José Bértolo
    Margarida Medeiros
    Noé Sendas
    Ulrich Baer
     
    Some artworks, from cinema to visual arts and photography, have absorbed phenomena like ghosts, zombies, illness, death, spectra, apparitions, and other kind of “in-between” states of being. This kind of liminality is a way of bringing forward in our historical present its profound ambiguity. 
     
    Images are ontologically problematic in their approach to reality. They are always a representation of a time and a space, and their manipulation puts into question their indexicality.
     
    This liminality of ghosts, spectra and apparitions is also a way of analyzing the complexity of our historical present, in both its linearity and a cross-over of past, present and future. Therefore, these “in-between” states discuss issues of the traumatic past, as are empowerments to change the future. That is, the traumatic past haunts the historical present demanding new ways of knowing the world and history that will transform power structures.
     
    This seminar aims to map and discuss contemporary manifestations in art & cinema of these phenomena.
     
    We welcome papers on the following topics:
    Critical theory on spectrology, haunting and ghosts
    Cinema and visual arts that incorporate or relate to ghosts, zombies or dead people
    Spaces of liminality in cinema and contemporary art
    Artworks that use spectrology, haunting and ghosts as means to speak trauma
    Alternative uses of narrative dealing with these “in-between” states
    How certain images haunt the historical present
    Uncovering archives
     
    Please follow the guidelines for submissions available here.
     

    + info: springseminar.arts@porto.ucp.pt

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    Disclaimer: Due to COVID-19 pandemic, this event could take a hybrid format.
    Decisions will be communicated by the event's Organizing Committee in due course, according to the evolution of the global pandemic situation.