Maria Guilhermina Castro
Universidade Católica Portuguesa
mcastro [at] porto.ucp.pt

Maria Guilhermina Castro (Porto, 1973) licenciou-se e doutorou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), possuindo formação avançada em Direção de Psicodrama. É docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 1998, e investigadora integrada no Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR - UCP). Neste contexto, tem realizado estudos sobre análise e criação de personagens e narrativas, entre outros temas no campo da psicologia da arte. Atualmente coordena o projeto "Narrativa e Criação Audiovisual" e é investigadora responsável na participação da UCP no projeto internacional com financiamento público "Artfull Leadership: Developing the New Generation of Servant Leaders through Arts". No âmbito dos vários projetos de investigação que vem desenvolvendo desde 1996 na UCP e na FPCEUP, escreveu diversos artigos científicos e capítulos de livros, tendo apresentado múltiplas comunicações em congressos nacionais e internacionais. Coordenou a edição do livro "Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual" e foi membro da equipa editorial dos "Cadernos de Teoria das Artes" (UCP). É membro de associações internacionais de investigação, como a Screenwriting Research Network.

Como docente externa, tem lecionado em instituições como a Facultad de Humanidades y Ciências de la Comunicación de la Universidad de San Pablo – CEU – Madrid, a Facultade de Ciencias Sociais e de la Comunicación de la Universidade de Vigo, a Escola Superior de Música e de Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE) ou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Detentora de uma Pós-Graduação em Psicoterapia e Orientação Vocacional, escreveu três livros na área da Psicologia e foi psicóloga em diversas instituições públicas e privadas. Fez ainda formação formação dramática (ESMAE – cursos livres) e formação musical (Conservatório Regional – Caldas da Saúde).

[voltar]