Daniel Ribas
Instituto Politécnico de Bragança
ribas.daniel [at] gmail.com

Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Bragança e Professor Convidado na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, ambos no campo dos estudos fílmicos. Doutor em Estudos Culturais pelas Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, com uma tese sobre a identidade nacional nos filmes de João Canijo. É investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), da Universidade Católica Portuguesa. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre cinema português contemporâneo.

Licenciou-se em Som e Imagem (especialização Argumento), na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e tem também um percurso profissional como argumentista. É programador do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema (para o qual já editou dois livros: "Agência: Uma Década em Curtas" e "Puro Cinema: Curtas Vila do Conde 20 Anos Depois") e do Porto/Post/Doc – Film & Media Festival. Foi membro da direção da APAD (Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos).

É membro fundador e da atual direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Foi editor fundador da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

[voltar]