PT/EN

ATAS DO VII ENCONTRO ANUAL DA AIM

Editado por Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia e Madalena Oliveira.
Lisboa: AIM, 2017. ISBN: 978-989-98215-8-3.
[edição completa em pdf]

ÍNDICE

Introdução
Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia, Madalena Oliveira [pdf]

 

I. COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

CINEMA BRASILEIRO            

Narrativa como acontecimento no cinema pós-vídeo: uma análise do filme Linha de Passe
Cyntia Gomes Calhado [pdf]

A periferia do cinema periférico
Thuanny Vieira Silva [pdf]

Da fabulação à desconstrução: o qualquer no cinema brasileiro contemporâneo
Susana Viegas e
Felipe Diniz [pdf]

            

LITERACIAS

Pedagogia nas artes: o que caracteriza um/a Docente de Cinema?
Ana Catarina Pereira
[pdf]

TVE e escolas: uma relação a ser construída - propostas para projectos entre as tvs educativas locais e escolas
Cláudio Márcio Magalhães [pdf

A imagem em movimento enquanto narrativa musical nos primórdios da televisão em Portugal
João Ricardo Pinto [pdf]

O formato “festival” em questão
Tânia Leão [pdf]

            

CINEMA(S) E REALISMO(S)

Planificação e mise-en-scène: o close como recurso de desdramatização
Bertrand Lira [pdf

Diaries (1971-1976): o documentário autobiográfico segundo Ed Pincus
Gabriel Kitofi Tonelo
[pdf]   

O Que Resta do Tempo, ou a retomada burlesca de uma vida ocupada
Maria Ines Dieuzeide Santos Souza [pdf]

 

AUTORES         

Jim Jarmusch e o cinema independente americano
Carlos Melo Ferreira [pdf          

Semelhança e cosmopolítica: o futuro imaginado de Nostalgia da Luz
Isabel Stein
[pdf]    

Vídeo-instalações de Bruce Nauman: sarcasmo, tensão e condição humana
Susana Rocha [pdf]

            

PROCESSOS E TECNOLOGIAS

A colorização de filmes após Becky Sharp, de Robert Mamoulian (1935)
Jaime Neves
[pdf]          

A favor de uma teorização do restauro cinematográfico, o caso de Metropolis
Ricardo Vieira Lisboa [pdf]

            

ESTUDOS DE PUBLICIDADE

Créditos declarativos e possessivos: a linha entre exploração económica e o reconhecimento artístico num filme
Inês Rebanda Coelho
[pdf]           

Viral de Heineken e narrativas audiovisuais: a representação do real como argumento de venda
Thiago Garcia Martins [pdf]

            

IDENTIDADE E GÉNERO       

Criança e identidade de gênero pela narrativa do cinema
Astréia Soares e
Aline Teodoro Caldeira [pdf]         

            

ESTUDOS DE CINEMA      

As decisivas transformações audiovisuais nas animações pós-sincronismo
Carolina Morgado Leão e Claudiney Rodrigues Carrasco [pdf]        

 

II. COMUNICAÇÕES EM GRUPOS DE TRABALHO

TEORIA DOS CINEASTAS        

Éric Rohmer: filmes e teoria
Alexandre Rafael Garcia 
[pdf]

Evaldo Mocarzel e o filme que dança: procedimentos de montagem cinematográfica a partir de um devir coreográfico
Cristiane Wosniak
[pdf]    

A história incompleta, o cinema que preenche: A Imagem Que Falta e a tessitura do eu
Laís Ferreira Oliveira 
[pdf]

As criações narrativas de Valêncio Xavier
Regina Célia da Cruz
[pdf]    

Eisenstein e a técnica interior do ator
Sabrina Tozatti Greve [pdf]

            

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

Os meus três encontros com Loïe Fuller
Bárbara Janicas [pdf]

Jogo de espelhos – duas aproximações entre Rosângela Rennó e Eduardo Coutinho
Fernanda Bastos [pdf]

            

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS  

As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia prática
Pedro Alves [pdf]

Devires em série: a problemática do personagem no roteiro de Breaking Bad
Rodrigo Fonseca e Rodrigues e
Alessandra Nardini [pdf]    

Um guião cinematográfico: manual de instruções ou obra literária? 
João de Mancelos [pdf]

            

PAISAGEM E CINEMA     

Corpo, memória, paisagem: o Cinema Vertical de Maya Deren
Ana Costa Ribeiro
[pdf]

A cidade erguida diante das câmeras: contrastes do tempo no cinema de Palmas-Brasil
Sérgio Ricardo Soares [pdf]

A floresta desterritorializada de Mal dos Trópicos
Ricardo Duarte Filho [pdf]

 

CULTURA VISUAL DIGITAL           

O dispositivo do olhar no cinema de horror found footage
Ana Maria Acker
 
[pdf]

“O futuro do cinema é cor de laranja”: há uma singularidade estética e narrativa no cinema feito com smartphones
Marta Pinho Alves [pdf]

            

OUTROS FILMES

Arquivos e ressignificações em Imagens do Estado Novo 1937-45, de Eduardo Escorel
Márcio Zanetti Negrini [pdf]

            

CINEMAS EM PORTUGUÊS  

Entre a peça e o filme da peça, como o documentário revela a obra de Alberto Carneiro e vice-versa
Luísa Mendes Tavares [pdf]            

A circulação da produção universitária luso-brasileira nas redes sociais
Maria Cristina Tonetto
[pdf]