PT/EN

ATAS DO V ENCONTRO ANUAL DA AIM

Editado por Sofia Sampaio, Filipe Reis e Gonçalo Mota.
Lisboa: AIM, 2016. ISBN: 978-989-98215-4-5.
[edição completa em pdf]

ÍNDICE

Introdução: Para a leitura das Atas do V Encontro Anual da AIM - Sofia Sampaio, Filipe Reis e Gonçalo Mota [pdf]

TEORIA E ANÁLISE DA IMAGEM
Images out of time: archival spectres in Daniel Blaufuks' As If - Daniela Agostinho [pdf]

O plano-sequência como construção de um tempo cinematográfico reflexivo - Nelson Araújo [pdf]

No Reflex: ambivalência da imagem pós-hermenêutica - Vania Baldi [pdf]

A imagem-documento no filme Um Filme Falado (2003), de Manoel de
Oliveira - Rafael Wagner dos Santos Costa [pdf]

Regimes temporais das imagens - Antonio Fatorelli [pdf]

2086: da vídeo-vigilância à imagem emergente - Fernando Gerheim [pdf]

Imagem-operativa/imagem-fantasma: a perceção sintética e a industrialização do não-olhar em Harun Farocki - Rui Matoso [pdf]

Individuação, mise-en-scène e ligne de temps - Carlos Natálio [pdf]

A aura e o punctum da imagem mecânica - Isabel Nogueira [pdf]

"Adeus aos dramas": a escuta e a imaginação em Begone Dull Care - Rodrigo Fonseca e Rodrigues [pdf]

Deleuze, imagens em movimento e imagens-atração - Susana Viegas [pdf]

A unidade plástica nos filmes de Robert Wiene - Rafael Morato Zanatto [pdf]

CINEMA, MEMÓRIA E PODER
Paisagismo psicogeográfico: as paisagens intermitentes de California Company Town e Ruínas - Iván Villarmea Álvarez [pdf]

O cinema como ética - Sérgio Dias Branco [pdf]

Adaptación y apropiación en el cine religioso: Fátima como espacio
cinematográfico-teológico. - Silvia Caramella [pdf]

Dança e cinema: o pax-de-deux das duas artes do movimento do século XX - Maria João Castro [pdf]

O trágico em Pedro Costa: notas sobre Ossos (1997) - Ana Flávia de Andrade Ferraz [pdf]

Espectros da luta de libertação na Guiné-Bissau - Catarina Laranjeiro [pdf]

De mercados de rua, álbuns de guerra e filmes de família à prática artística contemporânea: descolonizando o presente através do arquivo colonial - Ana Balona de Oliveira [pdf]

O cinema nos regimes autoritários: estudo comparativo dos casos espanhol e português (1930-1950) - Carla Ribeiro [pdf]

A memória Fabulada e as Histórias do Mundo - Maria Henriqueta Creidy Satt [pdf]

TEORIA DOS CINEASTAS E AUTORES
O pensamento documental de Linduarte Noronha - Eduardo Tulio Baggio [pdf]

Nada temos de nosso: um estudo de caso sobre o cinema de Miguel Gonçalves Mendes - Helena Brandão [pdf]

No início era o fim: a (des)ordem intencional de Irréversible, de Gaspar Noé - Fátima Chinita [pdf]

Godard, o Grupo Dziga Vertov e a destruição do cinema - Leonardo Esteves [pdf]

Glauber Rocha e Gutiérrez Alea, Eisenstein e Brecht - Maria Alzuguir Gutierrez [pdf]

Cassavetes, Pialat e Ferrara: uma ética da força - Edson Costa Júnior [pdf]

Caminhos e resistências de uma montagem nuclear - Érico Oliveira de Araújo Lima [pdf]

Como amar um assassino? Mecanismos de empatia em Badlands, de Terrence Malick - João de Mancelos [pdf]

Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira: uma crítica eurocêntrica? - Wiliam Pianco [pdf]

O que é o cinema novo? O debate entre gerações durante a emergência do movimento no Brasil - Pedro Plaza Pinto [pdf]

O experimental no cinema português e brasileiro: António Reis, Paulo Rocha, Arthur Omar e Aloysio Raulino - Guiomar Ramos [pdf]

A mise-en-scène e o retorno do exílio em Crônica de um Desaparecimento - Maria Inês Dieuzeide Santos Souza [pdf]

Todos os diálogos de amor se parecem - Mirian Tavares [pdf]

Paisagens da diáspora: transculturalidade e contextos de partida no cinema brasileiro in between contemporâneo - Rafael Tassi Teixeira [pdf]

Não se pode viver sem amor e a experiência digital de Jorge Durán - Alfredo Taunay [pdf]

A noção de autobiografia na obra de Ross McElwee - Gabriel Kitofi Tonelo [pdf]

CINEMA E GÉNERO
Desconstruindo o desejo: o corpo como espaço político na pós-pornografia - Lívia Maria Pinto da Rocha Amaral Cruz [pdf]

A violência em família nos filmes da Belair e da CAM - Estevão Garcia [pdf]

A presença da mulher em documentários de autoria feminina - Karla Holanda [pdf]

Mulheres-cineastas: uma estética da diferenciação nas primeiras décadas da história do cinema - Ana Catarina Pereira [pdf]

PRODUÇÃO, EXIBIÇÃO E RECEÇÃO
Coproduções no espaço ibero-americano: os casos de Brasil e Portugal - Helyenay (Nay) Souza Araújo [pdf]

A Exibição não comercial de cinema em Portugal: procedimentos para a construção de uma base de dados - Luísa Barbosa, José António Cunha, Helena Santos [pdf]

Perfiles y posturas de la crítica de cine digital en la era poscinematográfica - Horacio Muñoz Fernández [pdf]

Recepção cinematográfica na África colonial britânica: as unidades de produção e os espaços alternativos de exibição - Tiago de Castro Machado Gomes [pdf]

Acervo do cineclube do Porto: metodologia de tratamento para fins de movimentação e depósitos institucionais - Teresa Mendes [pdf]

DOCUMENTÁRIO
O documentário como campo: primeiras impressões - Cláudio Bezerra [pdf]

Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições para o pensamento e a prática do documentário - Sandra Straccialano Coelho [pdf]

Ética e estética: o papel da indexação na fruição de um documentário - Bertrand Lira [pdf]

O pulo do gato: a cena da alienação em In the Dark - Luís Fernando Moura [pdf]

Novos luso-africanos no filme Li Ké Terra: uma questão de identidade cultural - Thiago Badia Piccinini [pdf]

A mise-en-film da fotografia no cinema documentário brasileiro
contemporâneo - Glaura Cardoso Vale [pdf]

ESTUDOS DE TELEVISÃO
Pluralismo e diversidade na televisão generalista: questões metodológicas no quadro dos estudos comparativos no contexto europeu - Francisco Rui Cádima [pdf]

A narrativa complexa na ficção televisual: por um modelo de análise - Letícia Xavier de Lemos Capanema [pdf]

A ressignificação do sistema coronelista brasileiro na narrativa ficcional Meu Pedacinho de Chão - Carla Montuori Fernandes [pdf]

Televisão privada e cinema público: as novas dinâmicas da produção
audiovisual portuguesa - André Rui Graça [pdf]

Uma possível estética televisiva pelo viés da metalinguagem: discussões a partir do programa No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais, veiculado pela TV Futura - Carla Simone Doyle Torres [pdf]

GT OUTROS FILMES
Não é sobre sapatos ou o que pode uma imagem - Leandro Pimentel [pdf]

Imagens em trânsito: cinema doméstico e travelogue - Thais Blank [pdf]

Filmes de família e cidade: construção de um lugar de memória possível - Maíra Bosi [pdf]

Rufam os tambores, floresce o exotismo. O sistema colonial português nas Actualidades de Angola - Marcos Cardão [pdf]

Imagens migrantes, histórias clandestinas: tomada e retomada em Quando Chegar o Momento - Patrícia Machado [pdf]

Vera Cruz: um diálogo histórico narrativo - Fernanda Bastos [pdf]

Caça à zebra com carro: mobilidade, técnica e atracções no filme O Deserto de Angola, 1933 - Gonçalo Mota [pdf]

Documentário científico e acervos audiovisuais: arqueologia da produção brasileira - Luiz Augusto Rezende Filho & Márcia Bastos de Sá [pdf]

Luanda, Cidade Feiticeira (1950) não era um filme turístico - Sofia Sampaio [pdf]

As imagens que faltam. As duas versões de Mueda, Memória e Massacre (1979-1980), de Ruy Guerra - Raquel Schefer [pdf]