PT/EN

ATAS DO IV ENCONTRO ANUAL DA AIM

Editado por Daniel Ribas e Manuela Penafria.
Covilhã: AIM, 2015. ISBN 978-989-98215-2-1.
[edição completa em pdf]

ÍNDICE

Introdução - Daniel Ribas e Manuela Penafria [pdf]

Cultura Visual, Imagem em Movimento e Tecnologia
Além do puro entretenimento: jogos digitais como produções expressivas - Ana Bruno Henrique de Paula e Hermes Renato Hildebrand [pdf]

Estudos para inclusão de efeitos visuais interativos em shows musicais - Fernanda Carolina Armando Duarte [pdf]

As máquinas do medo: cultura do vídeo e tecnologias amadoras no cinema de horror contemporâneo - Klaus'Berg Nippes Bragança[pdf]

"Links flare", imagens em foco - Herlander Elias [pdf]

O consumo de imagens estrangeiras na era da globalização - Cristiane Pimentel Neder [pdf]

As potencialidades de inovação para o audiovisual nos dispositivos móveis: considerações a partir de uma análise dos conteúdos jornalísticos exclusivos para tablets - Juliana Fernandes Teixeira [pdf]

Vídeo e fotografia: a imprevisibilidade do previsível - Matheus Mazini Ramos [pdf]

O edipianismo de vertigo: da crise da imagem-movimento à crise originária da cultura - José Manuel Martins [pdf]

Comunidades do cinema - Sérgio Dias Branco [pdf]

Do campo ao extracampo, contribuições metodológicas para a pesquisa do fotojornalismo - Nadja Carvalho e Lorena Travassos [pdf]

A edição da imagem em movimento no contexto da produção jornalística nas redações centrais das estações generalistas televisivas portuguesas: RTP, SIC e TVI - Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu e Jacinto Godinho [pdf]

A tecnologia como valor-notícia. A transformação da edição da notícia no jornalismo televisivo com o sistema digital - Washington José de Souza Filho [pdf]

 

Cinema Português
Emancipação e resignação. Presença e expressão femininas no cinema do PREC - Mickaël Robert-Gonçalves [pdf]

A costa dos murmúrios: Memórias de uma Guerra Colonial pelo olhar de Lídia Jorge e Margarida Cardoso - Ana Catarina Pereira [pdf]

Tríptico a três vozes: do desvanecer, do irromper e do dizer da memória - Vera Fonseca e Isaque de Carvalho [pdf]

A Cidade e o Som. Revisitação sonorizada de Douro, Faina Fluvial - Carlos MF Rodrigues e Paula Mota Santos [pdf]

Os Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira: deslocamentos e alegorias - Wiliam Pianco [pdf]

Touradas, Campinos and Cavaleiros: Tauromachy and National Identity in Portuguese Cinema - Silvia Caramella [pdf]

A Rota do Consumo do Cinema Português Contemporâneo: contribuições para o seu estudo e análise - André Rui Graça [pdf]

Corpografias Urbanas: A errância em Dom Roberto e Os verdes Anos. - Laís Lara [pdf]

 

Narrativas Visuais e Géneros Cinematográficos
Thrice upon a Time: How Cinema is Subverting Little Red Riding Hood - João de Mancelos [pdf]

Quando o impossível acontece: Disnarrativo, ou a narratividade em série - Fátima Chinita [pdf]

Direção de Fotografia: Uma forma de arte no cinema de ficção - António Costa [pdf]

As Inspirações de Alone in the Dark – Analogias entre o cinema de horror e o género survival horror - Ana Narciso [pdf]

A Personagem no Documentário - Cláudio Bezerra [pdf]

Documentário poético e subjetividade: a estética expressionista em Transmutação - Bertrand Lira [pdf]

Uma proposta estética entre a ficção e o documentário: Estudo de caso do filme Passadouro, de Torquato Joel - Leandro Cunha de Souza [pdf]

Teoria do cinema vs teoria dos cineastas - Manuela Penafria, Ana Santos e Thiago Piccinini [pdf]

 

GT Outros Filmes
Outros filmes, outro cinema: o filme turístico - Sofia Sampaio [pdf]

Cinema e Educação: a Importância da Cinemateca Brasileira para o Desenvolvimento do Cinema Educativo no Brasil (1954-1970) - Thaís Lara [pdf]

Fragmentos de guerra: estética e política em El Perro Negro, de Péter Forgács - Jamer Guterres de Mello [pdf]

Olhares e vozes da mudança social: perspetivas da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal e Espanha antes e depois da revolução e transição democrática - Ana Filipa C. Martins e Olivia Novoa Fernández [pdf]

Cinejornais e Filmes Institucionais: Usos e Abusos de Imagens como Evidência - Maria Leandra Bizello [pdf]

"Paraíso Luso-Tropical". Redemption, de Miguel Gomes - Raquel Schefer [pdf]

O Trabalho no Ecrã: Representações e Narrativas Cinematográficas em Portugal - Frédéric Vidal, Luísa Veloso e João Rosas [pdf]

 

Autores e Filmes
Harmony Korine: Notas sobre a possibilidade de uma vanguarda na era do consumo espetacularizado - José Raposo [pdf]

Antonioni e Bertolucci: Por uma fragilidade das experiências afetivas - Ana Claudia Rodrigues [pdf]

O exílio (ant)agónico. A relação com o outro nos filmes de exílio de Andrei Tarkovsky - Rui Manuel Brás [pdf]

Federico Fellini: Corpos de uma identidade - Anabela Dinis Branco de Oliveira [pdf]

Entre fotografia e cinema: Ruy Santos e o documentário militante no Brasil nos anos 1940 - Maria Teresa Ferreira Bastos [pdf]

Werner Herzog/Ruy Guerra: formas da estética da fome - Albert Elduque [pdf]

Paisagem e blocos de sensações no filme Mutum - Juliana Chagas Gouveia [pdf]

Paisajes románticos en el cine contemporáneo - Horacio Muñoz Fernández [pdf]

El Paisajismo Observacional de James Benning: La Representación de Los Angeles en Los (2000) - Iván Villarmea Álvarez [pdf]

A receção crítica de O Complexo Baader-Meinhof: contradições éticas e estéticas - Gerald Bär e Daniel Ribas [pdf]

O Telejornalismo nas redes sociais online: um estudo de caso luso-brasileiro - Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira [pdf]

Sobreposições impertinentes entre o cinema industrial e o cinema autoral quando dizem primeiro e terceiro mundo - Walcler de Lima Mendes Junior [pdf]