PT/EN

ATAS DO III ENCONTRO ANUAL DA AIM

Editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco.
Coimbra: AIM, 2014. ISBN 978-989-98215-1-4.
[edição completa em pdf]

ÍNDICE

Introdução - Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco [pdf]

Autores e Teorias
O ator no contexto da direção cinematográfica: atuação como território de estranhamento - Rejane K. Arruda [pdf]

Da criança que nos olha - Thais Botelho [pdf]

António Reis e o espaço de um lugar - sintomatologias de Jaime - Ilda Teresa Castro [pdf]

O fio de Ariadne: as narrativas labirínticas de Christopher Nolan - Fátima Chinita [pdf]

Sobre dois filmes de Béla Tarr - Carlos Melo Ferreira [pdf]

O retorno dos fantasmas: arriscar um pensamento desconstrutivo do cinema - Maria Continentino Freire [pdf]

Diálogo entre a fotografia e o cinema de Agnés Varda - Patrícia Nogueira [pdf]

O ensaio enquanto gesto: Passion e Scenario du film "Passion", de Jean-Luc Godard - Rita Novas Miranda [pdf]

“Feminista não, eu sou é feminina”: Teorias da suposta sensibilidade de um olhar minoritário no cinema português - Ana Catarina Pereira [pdf]

O experimental no cinema brasileiro: Omar, Ferreira e Bressane - Guiomar Ramos [pdf]

O subterrâneo contra a altura em Os Verdes Anos, de Paulo Rocha e em Sangue do Meu Sangue, de João Canijo - Liliana Cristina Vidais Rosa [pdf]

Paulo Rocha, Manoel de Oliveira e o Douro: dois realizadores e um rio só - Filipa Rosário [pdf]

El autorretrato urbano de Manoel de Oliveira: Porto da Minha Infância como autoficción - Iván Villarmea Álvarez [pdf]

 

Escrita e Narrativas
A escrita de intervenção de Jean-Claude Bernardet - Margarida Maria Adamatti [pdf]

O cinema de poesia potencializado: o problema do cineasta-criador e do personagem-cineasta em O homem urso - Marcelo Carvalho [pdf]

A impossibilidade do cinema “não narrativo” - João Leal [pdf]

Who needs a superhero? New trends in action and adventure movies - João de Mancelos [pdf]

Universos pessoanos no imaginário de João César Monteiro - Henrique Muga [pdf]

Bertolucci e Bowles: Por uma autenticidade na submissão - Ana Claudia Rodrigues [pdf]

A propagação de histórias na era da participação: A questão da autoria nas narrativas transmediáticas - Marta Noronha e Sousa [pdf]

Prática da escrita e exercício da memória em Éric Rohmer (1920-2010) - Marina Takami [pdf]

Escrita e apologia em Francisco Luiz de Almeida Salles - Fábio Raddi Uchôa [pdf]

 

Imagens e Sons
Entre efeito de presença e de sentido: Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo - Ana Maria Acker & Miriam de Souza Rossini [pdf]

Freeze-body: Imobilidade e retardamento no cinema e no vídeo - Joana Bicacro [pdf]

A lógica indisciplinada das imagens em correspondências temporais - Rita Luciana Berti Bredariolli [pdf]

O olhar devolvido na pintura de Manet e no cinema de Bressane: análise de uma sequência - Fabio Camarneiro [pdf]

Vídeos musicais e figuras abstractas - Sérgio Dias Branco [pdf]

“Porquê tão sérios?” Rostos de tragédia nos cartazes do cinema português após 1974 - André Rui Graça [pdf]

Dos álbuns de família para as redes sociais: fotografia em rede na vida quotidiana - Sara Pargana Mota [pdf]

Dong: Diálogo entre cinema e pintura? - Maria Fátima Nunes [pdf]

Potencial expressivo nos Jogos Indie e Gamearte: Análise dos jogos Flower e Journey - Bruno Henrique de Paula & Hermes Renato Hildebrand [pdf]

Sonoridades da cidade do Porto. Memória, ação e projeto - Carlos Miguel Rodrigues [pdf]

 

História e Nação
Cinema, propaganda e império. O Romance do Luachimo – Lunda, Terra de Diamantes - Cristina Sá Valentim & Luís Costa [pdf]

Contornos da nação em cinejornais brasileiros (1956-1961) - Rodrigo Archangelo [pdf]

A censura ao cinema contra o contágio das ideias - Leonor Areal [pdf]

A problemática receção de filmes “antiguerra” dos anos 60/70 em Portugal - Gerald Bär [pdf]

O filme como agente “da” e “na” História: o caso de O trabalho de um povo - Paulo Miguel Martins [pdf]

Memórias, cinema e ditadura civil-militar: As disputas pela reformulação da memória nacional - Danielle Parfentieff de Noronha [pdf]

O cinema da revolução portuguesa: a ideia revolucionária frente às imagens - Mickaël Robert-Gonçalves [pdf]

O filme turístico em Portugal: 1930-1949 - Sofia Sampaio [pdf]

Mãos erguidas no movimento das imagens. A representação fílmica dos movimentos políticos contemporâneos (Europa e Estados Unidos) - Raquel Schefer [pdf]

A ética no cinema (?) e a representação do indígena em documentários brasileiros contemporâneos - Vitor Tomaz Zan [pdf]