PT/EN

ATAS DO II ENCONTRO ANUAL DA AIM

Editado por Tiago Baptista e Adriana Martins.
Lisboa: AIM, 2013. ISBN 978-989-98215-0-7.
[edição completa em pdf]

ÍNDICE

Introdução - Tiago Baptista e Adriana Martins [pdf]

Intermedialidade
Tulsa: no outro lado do rio da "Middle America". Representação da juventude americana em Rumble Fish de Coppola e Tulsa de Larry Clark - Ana Barroso [pdf]

Imagem. Corpo. Tecnologia. Um novo sujeito pós-humano? - Patrícia Silveirinha Castello Branco [pdf]

Metanarrativa cinematográfica: a ficcionalização como discurso autoral - Fátima Chinita [pdf]

Sobreposição espacial interativa de narrativas multi-lineares - Rui Avelans Coelho [pdf]

El cómic llevado a la pantalla: el ejemplo de Dylan Dog de Tiziano Sclavi - Piera De Gironimo [pdf]

Los vídeo-paisajes de Nancy Holt y Robert Smithson - Iván García Ambruñeiras [pdf]

Adaptação ou narração transmediática? A propagação de histórias num labirinto conceptual - Marta Noronha e Sousa [pdf]

 

Teorias do Cinema
Encenações e jogos de cena: formas de dissolução do personagem e outras formas de encenação no cinema contemporâneo - Marcela Amaral [pdf]

O "como" e o "quê" da escrita fílmica - Rita Benis [pdf]

A demora: imagens no lugar do fazedor - Sofia Lopes Borges [pdf]

"Estejamos atentos!": Notas sobre o cinematógrafo como reflexões espirituais - Sérgio Dias Branco [pdf]

O Cinemascope e o efeito travelogue no cinema de Hollywood das décadas de 1950 e 1960 - Jorge Carrega [pdf]

Avaliação e interpretação na crítica de cinema - Tito Cardoso e Cunha [pdf]

Montagem, linguagem e cinema espacial - Fernando Gerheim [pdf]

A quebra dos clichês: a operação estético-política no neo-realismo italiano - Rodrigo Guéron [pdf]

Baudelaire e as metavisões do cinema moderno - Luís Mendonça
[pdf]

Territorialização/desterritorialização:movimentos cinematográficos? - Carlos Natálio [pdf]

O espetador: da plateia a sujeito da obra de arte - Maria Fátima Nunes [pdf]

Perceção e estética na teoria do cinema de Hugo Münsterberg e de Rudolf Arnheim - Teresa Pedro [pdf]

 

Cinema Internacional
Quem tem medo de uma boa história? Mistérios de Lisboa ou a narrativa como mistério - Maria do Rosário Lupi Bello [pdf]

Peões: ações e memórias. (Análise do filme de Eduardo Coutinho.) - Bruno Vilas Boas Bispo [pdf]

Questões a Jia Zhang-ke - Carlos Melo Ferreira [pdf]

A família em película. A transformação do tempo livre em Itália nos anos cinquenta do século XX através das fontes audiovisuais - Elisabetta Girotto [pdf]

Stillness, fashion and the myth of modernity in films by Manoel de Oliveira - Hajnal Király [pdf]

Terra Vermelha: sob os olhares das teorias da comunicação - L. E. Azevedo Luíndia [pdf]

Talking to God, under Terrence Malick's Tree of Life - João de Mancelos [pdf]

Aspectos performáticos no ator de cinema brasileiro - Guiomar Ramos [pdf]

 

Cinema Português
Os tabus do cinema português - Leonor Areal [pdf]

A construção do inquietante, em Jaime, (1974), de António Reis - Ilda Teresa Castro [pdf]

Que farei com este cinema? Da promoção do povo à captação de audiências - José Filipe Costa [pdf]

Notas preliminares sobre uma ideia de comunidade no cinema de Pedro Costa - Daniel Ribeiro Duarte [pdf]

O mundo ao avesso de João César Monteiro: a imagem eidética do sagrado pervertido - Francesco Giarrusso [pdf]

A moral como economia de trocas: as mulheres e a autoridade - Catarina Maia [pdf]

A incorporação segundo João Canijo: uma aproximação fenomenológica - José Manuel Martins [pdf]

O erotismo e a câmara de filmar na trilogia de João César Monteiro - Liliana Navarra [pdf]

A violência ritual em O Crime da Aldeia Velha. O poder e a repressão representados no texto de Bernardo Santareno e no filme de Manuel Guimarães - Jorge Palinhos [pdf]

Problemáticas do cinema português: os documentários dos realizadores de ficção - Manuela Penafria [pdf]

Aparelho Voador a Baixa Altitude, ou uma das raras incursões do cinema português pela ficção científica - Ana Catarina Pereira [pdf]

"Nós não precisamos de ajuda": materialidade e ética em O Sangue, de Pedro Costa - Sofia Sampaio [pdf]

Cunha Telles Redux - Luís Urbano [pdf]

 

Cinema, Música e Som
Filme do Desassossego, ou o cinema como palco de uma ópera de fragmentos literários pessoanos - André Rui Graça [pdf]

A realidade como cinema. O som no documentário antropológico - Carlos MF Rodrigues [pdf]

"Uma secreta correspondência das artes": a música em Pousada das Chagas e A Ilha dos Amores, de Paulo Rocha - Pedro Boléo Rodrigues [pdf]

"Que a música não seja apenas um acidente": alguns apontamentos sobre a relação de Fernando Lopes-Graça com o cinema - Manuel Deniz Silva [pdf]

 

O Cinema Português e Seus Modos de Produção
A produção fílmica do Centro Português de Cinema - Mônica da Silva Pereira [pdf]

Um cinema sem produtores? As cooperativas como modo de produção - Paulo Cunha [pdf]

A década cinematográfica de 1970 em Portugal - Jorge Luiz Cruz [pdf]

Continuidades e descontinuidades da maneira de produzir cinema em Portugal - Leandro Mendonça [pdf]

 

Totalitarismos e Democracia
10 Junho: Inauguração do Estádio Nacional. O culto da pátria e a glorificação do regime no Olympia português - Sérgio Bordalo e Sá [pdf]

Reflexões sobre a censura ao amor e à violência nos primeiros anos do governo de Marcello Caetano - Ana Bela Morais [pdf]

Como desenhar um círculo (im)perfeito? - Helena Sofia Miranda Brandão [pdf]

 

Literacia Fílmica
Jornal Cinematográfico Nacional: da recuperação dos materiais ao repensar de um género - Filipa C. Martins [pdf]

Psicogeografias de Hong Kong: In the Mood for Love - Bruno Mendes da Silva [pdf]

Literacia del cine y la literatura en el Nazarín de Buñuel (1958) y Galdós (1895) - Olivia Novoa Fernández [pdf]

Construção de recursos didáticos para a opção artística de cinema no 3º ciclo do ensino básico - Pedro José Félix Baptista Neves [pdf]

 

Mesa-redonda: "Direitos de Autor e Direitos Conexos e suas implicações científicas e pedagógicas na utilização da imagem em movimento" [pdf]