1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Atas do VII Encontro Anual da AIM

Editado por Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia e Madalena Oliveira. Lisboa: AIM, 2017. ISBN: 978-989-98215-8-3

edição em pdf

Indice

Introdução
I. Comunicações Individuais
Cinema Brasileiro
  • Narrativa como acontecimento no cinema pós-vídeo: uma análise do filme Linha de Passe - Cyntia Gomes Calhado

    edição em pdf
  • A periferia do cinema periférico - Thuanny Vieira Silva

    edição em pdf
  • Da fabulação à desconstrução: o qualquer no cinema brasileiro contemporâneo - Susana Viegas e Felipe Diniz

    edição em pdf
Literacias
  • Pedagogia nas artes: o que caracteriza um/a Docente de Cinema? - Ana Catarina Pereira

    edição em pdf
  • TVE e escolas: uma relação a ser construída - propostas para projectos entre as tvs educativas locais e escolas - Cláudio Márcio Magalhães

    edição em pdf
  • A imagem em movimento enquanto narrativa musical nos primórdios da televisão em Portugal - João Ricardo Pinto

    edição em pdf
  • O formato “festival” em questão - Tânia Leão

    edição em pdf
Cinema(s) e Realismo(s)
  • Planificação e mise-en-scène: o close como recurso de desdramatização - Bertrand Lira

    edição em pdf
  • Diaries (1971-1976): o documentário autobiográfico segundo Ed Pincus - Gabriel Kitofi Tonelo

    edição em pdf
  • Que Resta do Tempo, ou a retomada burlesca de uma vida ocupada - Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

    edição em pdf
Autores
  • Jim Jarmusch e o cinema independente americano - Carlos Melo Ferreira

    edição em pdf
  • Semelhança e cosmopolítica: o futuro imaginado de Nostalgia da Luz - Isabel Stein

    edição em pdf
  • Vídeo-instalações de Bruce Nauman: sarcasmo, tensão e condição humana - Susana Rocha

    edição em pdf
Processos e Tecnologias
  • A colorização de filmes após Becky Sharp, de Robert Mamoulian (1935) - Jaime Neves

    edição em pdf
  • A favor de uma teorização do restauro cinematográfico, o caso de Metropolis - Ricardo Vieira Lisboa

    edição em pdf
Estudos de Publicidade
  • Créditos declarativos e possessivos: a linha entre exploração económica e o reconhecimento artístico num filme - Inês Rebanda Coelho

    edição em pdf
  • Viral de Heineken e narrativas audiovisuais: a representação do real como argumento de venda - Thiago Garcia Martins

    edição em pdf
Identidade e Género
  • Criança e identidade de gênero pela narrativa do cinema - Astréia Soares e Aline Teodoro Caldeira

    edição em pdf
Estudos de Cinema
  • As decisivas transformações audiovisuais nas animações pós-sincronismo - Carolina Morgado Leão e Claudiney Rodrigues Carrasco

    edição em pdf
II. Comunicações em Grupos de Trabalho
Teoria dos Cineastas
  • Éric Rohmer: filmes e teoria - Alexandre Rafael Garcia

    edição em pdf
  • Evaldo Mocarzel e o filme que dança: procedimentos de montagem cinematográfica a partir de um devir coreográfico - Cristiane Wosniak

    edição em pdf
  • As criações narrativas de Valêncio Xavier - Regina Célia da Cruz

    edição em pdf
  • Eisenstein e a técnica interior do ator - Sabrina Tozatti Greve

    edição em pdf
O Cinema e as Outras Artes
  • Os meus três encontros com Loïe Fuller - Bárbara Janicas

    edição em pdf
  • Jogo de espelhos – duas aproximações entre Rosângela Rennó e Eduardo Coutinho - Fernanda Bastos

    edição em pdf
Narrativas Audiovisuais
  • As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia prática - Pedro Alves

    edição em pdf
  • Devires em série: a problemática do personagem no roteiro de Breaking Bad - Rodrigo Fonseca e Rodrigues e Alessandra Nardini

    edição em pdf
  • Um guião cinematográfico: manual de instruções ou obra literária? - João de Mancelos

    edição em pdf
Paisagem e Cinema
  • Corpo, memória, paisagem: o Cinema Vertical de Maya Deren - Ana Costa Ribeiro

    edição em pdf
  • A cidade erguida diante das câmeras: contrastes do tempo no cinema de Palmas-Brasil - Sérgio Ricardo Soares

    edição em pdf
  • A floresta desterritorializada de Mal dos Trópicos - Ricardo Duarte Filho

    edição em pdf
Cultura Visual Digital
  • O dispositivo do olhar no cinema de horror found footage - Ana Maria Acker

    edição em pdf
  • “O futuro do cinema é cor de laranja”: há uma singularidade estética e narrativa no cinema feito com smartphones? - Marta Pinho Alves

    edição em pdf
Outros Filmes
  • Arquivos e ressignificações em Imagens do Estado Novo 1937-45, de Eduardo Escorel - Márcio Zanetti Negrini

    edição em pdf
Cinemas em Português
  • Entre a peça e o filme da peça, como o documentário revela a obra de Alberto Carneiro e vice-versa - Luísa Mendes Tavares

    edição em pdf
  • A circulação da produção universitária luso-brasileira nas redes sociais - Maria Cristina Tonetto

    edição em pdf