1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Atas do VI Encontro Anual da AIM

Editado por Paulo Cunha, Susana Viegas e Maria Guilhermina Castro. Lisboa: AIM, 2016. ISBN: 978-989-98215-6-9

edição em pdf

Indice

Introdução
1. Conferência Plenária
  • The object that is not yet an object: the screen idea Ian W. Macdonald

    edição em pdf
2. Mesas Pré-Constituídas
Cinema e Arquitetura
  • A Vida e a Matéria da Arquitetura revistas pelo Cinema. Três filmes-ensaio de Harun Farocki - Luís Ferro

    edição em pdf
  • O sentido de lugar no cinema - Luís Urbano

    edição em pdf
  • “It’s entirely possible to write ‘architecture fiction’ instead of ‘science fiction’”: ficção e Arquitectura, Realidades do Cinema - Francisco Ferreira

    edição em pdf
GT Narrativas Audiovisuais: O Impacto do Real
  • “Homem com fala de mulher, nem diabo o quer”: um estudo da narrativa audiovisual portuguesa no feminino - Ana Sofia Pereira

    edição em pdf
  • A imaginação ficcional sobre inteligência artificial, Ethos e Pathos no filme Her - Rodrigo Fonseca e Rodrigues

    edição em pdf
GT Outros Filmes
  • O cinema de todos os possíveis - Bárbara Janicas

    edição em pdf
  • The Laughing Alligator, de Juan Downey: O desejo de ser “comido por um Índio da Floresta Amazónica”. Notas sobre Cinema e Antropologia - Raquel Schefer

    edição em pdf
3. Comunicações Individuais
Autores
  • Antonioni: moderno e contemporâneo - Carlos Melo Ferreira

    edição em pdf
  • O carácter anti-ilusório do cinema de Pedro Costa - Nelson Araújo

    edição em pdf
  • Proposições para uma estética figural do retrato. O ocaso do sujeio nos retratos de Francis Bacon e Pedro Costa - Diogo Nóbrega

    edição em pdf
  • O olho vendado no buraco da fechadura: A suplicante experiência com o fora em Brincadeiras Perigosas Thiago - Henrique Ramari

    edição em pdf
  • Interlúdio: o corpo que dança como indicador de estilo no cinema de Karim Aïnouz - Haroldo Lima

    edição em pdf
  • Pela materialidade do personagem: A plasticidade dos corpos em Império dos Sonhos e Holy Motors - João Vítor Leal

    edição em pdf
  • Cinema Novo: A antropofagia como modo de produção artístico-cultural e a condição do artista e intelectual latino-americano - Isabel Regina Augusto

    edição em pdf
Cinema da América Latina
  • Dois movimentos como primeira aproximação aos filmes da Belair - Albert Elduque

    edição em pdf
Documentário
  • O documentário etnográfico sob premissas pós-estruturalistas: Derrida e Deleuze entre câmeras, impressões e depoimentos - Walcler de Lima Mendes Junior e Juliana Michaello Macêdo Dias

    edição em pdf
  • Que dizem os filmes sobre/com os festivais? - Ana Rosa Marques

    edição em pdf
  • O fato completo ou à procura de Alberto: proposta de análise do documentário ficcional de Inês de Medeiros - Ana Catarina Pereira

    edição em pdf
  • Narrativas audiovisuais: memória como registro e potência - Marta R. Maia e Andriza Andrade

    edição em pdf
Estudos de Produção e Crítica
  • A recepção brasileira a filmes portugueses durante o advento do sonoro (ou A Severa conquista o Brasil) - Carlos Roberto de Souza

    edição em pdf
  • A recepção de Serguei M. Eisenstein no Brasil: Anos 1920 e 1930, quando a teoria chegou antes dos filmes - Fabíola B. Notari

    edição em pdf
  • O ICA e o(s) cânone(s) do cinema português - Cláudia Moreira

    edição em pdf
  • O Ensaio Audiovisual: problemas metodológico-políticos - Carlos Natálio

    edição em pdf
Intermedialidades e Intertextualidades
  • Quem despertou a Bela Adormecida? Subversão de um conto tradicional num filme de Julia Leigh - João de Mancelos

    edição em pdf
  • Sob o signo de Beethoven: Análise do filme-tributo a Maurice Schérer de Jean-Luc Godard - Marina Takami

    edição em pdf
  • Regresso ao Quarto 666: O cinema do tempo do digital - Marta Pinho Alves

    edição em pdf
  • Cai Guo-Qiang e a apropriação de momentos cinematográficos Susana Rocha

    edição em pdf
Políticas da Imagem em Movimento
  • Censura em tempos de exceção: O interdito nas telas de cinema do Brasil (1964-1985) - Meize Regina de Lucena Lucas

    edição em pdf
  • “É proibido falar em Angola”: Estratégias discursivas do jornalismo alternativo em audiovisual para desinvisibilizar o autoritarismo em Angola aos olhos do Brasil - Kamila Fernandes

    edição em pdf
  • Da produção fílmica ao exercício cartográfico. Uma cooperação entre amigos - Alice Fátima Martins

    edição em pdf
  • Da representação do visível: Artes Visuais e Direcção de Arte no audiovisual brasileiro - Milena Leite Paiva e Anderson dos Santos Paiva

    edição em pdf