1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Prémios AIM

A AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento tem como missão a promoção da investigação em áreas como o cinema, a televisão, o vídeo e a Internet, e pretende ser uma plataforma de conhecimento e de partilha científica entre os vários investigadores que, em Portugal e fora do país, trabalham sobre imagens em movimento.

Neste sentido, a direção da AIM decidiu instituir os Prémios AIM. Com a sua primeira edição em 2021, estes prémios visam destacar e promover a excelência na investigação sobre imagem em movimento, premiando o trabalho dos membros da Associação nas seguintes categorias:


  • Melhor Monografia

    Serão considerados nesta categoria livros dedicados a um único tema de relevância para a investigação sobre a imagem em movimento e escritos por um único autor. A data de publicação do livro deve ser 2023.

    Os livros deverão ser trabalhos originais. Não serão consideradas reedições ou traduções. Os trabalhos deverão avançar significativamente o estudo e pensamento crítico no campo das imagens em movimento, por exemplo, abrindo novas linhas de investigação, abordando estudos de caso inovadores, ou consolidando metodologias e teorias existentes com um grau de proficiência avançada.


  • Melhor Coletânea de Textos
    Serão consideradas nesta categoria coleções de textos organizadas por um ou mais membros da AIM. No caso de um volume com vários organizadores, é suficiente que um desses seja membro da AIM. Os livros deverão ser dedicados a um único tema de relevância para a investigação sobre a imagem em movimento. A data de publicação deve ser 2023. Serão apenas consideradas primeiras edições. Números especiais de jornais ou revistas serão considerados. Cada organizador pode apenas submeter uma coletânea de textos por ano.

    Será avaliada a consistência dos textos apresentados, assim como o seu carácter inovador. Serão ainda tidas em conta as ligações que os textos estabelecem entre eles, e a capacidade de, no seu conjunto, se debruçarem, de forma coerente, sobre o tema do livro. Para além da qualidade dos textos reunidos nestes volumes, será dada atenção, nesta categoria, ao trabalho dos organizadores dos mesmos. Será assim considerada a qualidade geral dos textos reunidos, assim como a reflexão oferecida no prefácio, introdução e/ou conclusão, caso elas existam.
  • Melhor Ensaio

    Para serem considerados, os ensaios submetidos devem ter sido publicados em 2023 numa revista académica, online ou em papel, com revisão por pares, ou incluídos em coletâneas de textos como capítulos, e ter entre 5000 e 8000 palavras. Autores e editores de revistas podem fazer as nomeações.

    Os ensaios deverão ser trabalhos originais. Não serão consideradas republicações ou traduções. Os critérios de avaliação serão os mesmos aplicados na categoria Melhor Monografia, mas tendo em conta a extensão destes trabalhos.

  • Melhor Trabalho de Estudante de Pós-Graduação
    A AIM pretende, com este prémio, reconhecer o trabalho de estudantes de pós-graduação (Mestrado ou Doutoramento), que demonstrem capacidades excecionais nos campos da investigação da imagem em movimento. O trabalho deve ter sido concluído e apresentado em 2023, mesmo que o membro da AIM que o produziu já não se encontre, à data de submissão do trabalho para o prémio, inscrito no programa de pós-graduação no âmbito do qual o desenvolveu.

    Serão considerados textos com um mínimo de 5000 e um máximo de 8000 palavras. Trabalhos finais de curso e excertos de dissertações e teses serão considerados, desde que respeitem o limite de palavras.


Os resultados da segunda edição dos Prémios AIM serão anunciados em maio de 2024, durante o XIII Congresso Internacional da AIM.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
28 de Janeiro de 2024

VALOR

150 euros em cada uma das categorias.


JÚRI DOS PRÉMIOS AIM 2024

Marta Pinho Alves, AIM / ESE-IPS

José Luís Garcia, ICS-UL

Mirian Tavares, CIAC / UAlg



Apoio